Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DEEPUTADOS SIMPLÍCIO ARAÚJO E DOMINGOS DUTRA NA LUTA PELOS GARIMPEIROS

EM DEFESA DE UMA CLASSE QUE ESTÁ SOFRENDO HÁ MAIS DE 20 ANOS

Os deputados federais,Simplício Araujo(PPS/MA), Domingos Dutra(PT/MA),acompanhados do deputado,Arnaldo Jordy(PPS/PA),estiveram no Tribunal Regional do Trabalho(TRF),com e desembargador Carlos Moreira Alves,para discutirem a situação dos garimpeiros  que travam um briga com a empresa, Colossus Geologia e Participações Ltda.
Também estiveram n encontro,representantes da cooperativa dos garimpeiros,os garimpeiros da Serra Pela estam reinvidicando a divisão de lucro do ouro.
O deputado Domingos Dutra pediu urgência em rediscutir com o Ministério de Minas e Energia a concessão da exploração das riquezas pela empresa visto que em recente confronto entre a polícia e manifestantes 25 pessoas ficaram feridas “Os garimpeiros estão em frente a mina, acampados reivindicando o direito acompanhar o processo de exploração do garimpo. Antes, o acordo de exploração firmado era de 51% das ações para a empresa canadense e 49% para a Comigasp. Só que a direção da cooperativa ao invés de defender os garimpeiros, passou a defender a empresa. E de forma surpreendente a Colossus hoje detém 75% das ações do garimpo de Serra Pelada prejudicando os garimpeiros que estão em busca do ouro que perderam,” lamentou.

Ainda hoje, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, foi aprovado requerimento de audiência pública que requer aprovação nas Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Minas e Energia; Legislação Participativa e de Trabalho, de Administração e Serviço Público, para discutir com representantes de entidades governamentais e com representantes dos garimpeiros a respeito dos termos do acordo de trabalho firmado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - Coomigasp e a Colossus Geologia e Participações Ltda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário