Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PREFEITURA DE SATUBINHA REALIZA MUTIRÃO DE CATARACA E GLAUCOMA

MUTIRÃO DA CATARATA E GLAUCOMA, UMA AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E A PREFEITURA MUNICIPAL DE SATUBINHA-MA. 

A Prefeitura de Satubinha, através da secretaria de Saúde, em parceria com os Governos do  Estado e federal realizaram nesta quarta feira (04/09) um Mutirão de Catarata e Glaucoma. Os atendimentos foram realizados no hospital municipal.

Na abertura do evento a prefeita Dulcinha falou ao público presente, sobre a importância da realização do mutirão de cataraca e glaucoma.  A prefeita ressaltou o empenho que sua equipe de governo está fazendo no sentido de melhorar a cada dia a vida dos satubinhenses.  Dulcinha falou um pouco das parcerias do município com o governo do estado e governo federal, a chefe do executivo municipal finalizou desejando boa sorte a todos e falou mas uma vez que Satubinha está vivendo uma nova realidade administrativa e apesar dos obstáculos enfrentados no inicio do governo, hoje o município já é referência  administrativa na região.
 
O mutirão que é dirigido a pessoas que tenham histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular, sejam hipertensos ou diabéticos faz parte de uma intensiva campanha para combater a doença.




O atendimento foi  feito pela ordem de chegada, durante todo o dia.

• Entenda quais os riscos dessas doenças

Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
 
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
 
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.


Catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna o cristalino opaco (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. (Fonte: AB Saúde)







Nenhum comentário :

Postar um comentário