DEPUTADO SIMPLÍCIO APRESENTA RELATÓRIO
Dos mais de 98,4 mil
quilômetros de rodovias espalhadas pelo Brasil, apenas 37,3 mil
quilômetros são de boa ou ótima qualidade. Isto significa que 62% das
estradas do país – por onde escoam quase toda a produção nacional – são
regulares, ruins ou péssimas. Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias
2014, feita pela Confederação Nacional de Transporte e divulgada nesta
semana.
O Maranhão, segundo a
pesquisa, possui apenas 1,53% das estradas em ótimo estado, 35,37% em
situação regular e 18,90% das estradas foram consideradas em péssimo
estado de conservação.
O deputado federal
Simplício Araújo (SD) lamentou a situação e afirmou que o resultado da
pesquisa mostra que o governo estadual faltou com a verdade quando
afirmou que todos os municípios estariam interligados por estradas até o
final de 2014.
“Mais uma vez os números
mostram o quanto esse governo foi prejudicial para nosso estado. A
situação do sistema rodoviário maranhense continua grave, comprometendo a
segurança das pessoas, tanto de motoristas, como de passageiros e
pedestres. É cada vez maior o número de mortes e de acidentes. Essa
situação também compromete a logística, devido ao elevado custo do
transporte, tornando o estado ainda menos competitivo. É preciso que o
governador eleito, Flavio Dino, invista em nossa estradas”, afirmou o
parlamentar.
A MA-006 é uma das
estradas com maior concentração de problemas no país. A rodovia está
esburacada, não tem sinalização e não tem acostamento. A BR-316 também
apresenta muitos problemas, principalmente relacionados com a malha
asfáltica.
“O pavimento deve
suportar os efeitos das mudanças de clima, permitir deslocamento suave,
não causar desgaste excessivo dos pneus e nível alto de ruídos, ter
estrutura forte, resistir ao fluxo de veículos, permitir o escoamento de
água e ter boa resistência a derrapagens”, destaca o relatório do
estudo. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte,
irregularidades, buracos, trechos destruídos e ausência de acostamento
são fatores que podem elevar o risco de acidentes. Além disso, a
qualidade do pavimento interfere diretamente no desempenho do usuário
durante a viagem e em custos operacionais, como no desgaste dos veículos
e consumo de combustível.
MA-006 cheia de buracos |
Para Simplício, enquanto
não houver um comprometimento do governo com a malha viária, o Maranhão
irá continuar sem o desenvolvimento esperado. “É preciso que exista uma
conscientização que um estado só se desenvolve se houver estradas que
ofereçam condições mínimas de segurança para os motoristas.”
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