quinta-feira, 3 de abril de 2014

AUDIÊNCIA NESTA QUINTA (03) COM MPF, FUNAI E O JUIZ DR. MADEIRA EM S.L. SOBRE A AÇÃO KRENYÊ NA REGIÃO VITORINO, BOM LUGAR, OLHO D’ÁGUA E BACABAL

É HOJE MAIS UMA AUDIÊNCIA SOBRE O CASO ÍNDIOS  KRENYÊS NA PEDRA DO SALGADO E REGIÃO 





Nesta quinta feira 03-04 autoridades políticas, advogados e representantes da população das cidades de Vitorino Freire, olho D’água das Cunhãs Bom Lugar e até representantes de povoados do município de Bacabal, se reunirão as hs15:00 em São Luís-MA em audiência com o Ministério Público Federal, FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) e o Juiz José Carlos do Vale Madeira. A audiência decidirá uma decisão sobre a ação civil pública iniciada pelo Ministério Público Federal há 12 anos. A ação seria para que iniciasse todo o processo de estudos antropológico, cartográfico e ambiental das árias referidas para a constituição de uma nova reserva indígena.
De acordo com moradores da ária que convive a mais de 70 a 80 anos falaram em entrevistas que desconhece datação de Índios na região.
A terra das árias atingidas pela a ação é totalmente sem sustentabilidade para qualquer tribo Indígena, as terras não tem matos grossos e os igarapés não oferece possibilidades para pesca, os Homens não Índios trabalham e produz de forma totalmente diferente destes recursos, pois os mesmos investem em criações de gados, campos agrícolas, torrefacções de farinhas comércios e outros.
As autoridades se preocuparam com a causa que alarmou assustando moradores, o Prefeito Sergio Miranda disponibilizou a Prefeitura e a Secretaria  de agricultura do município, onde a Secretária Maria Soares é a grande organizadora e orientadora ao lado dos populares.

Sérgio Miranda o Prefeito de Bom Lugar-MA organizou dia 29-03-2014 no povoado Pedra do Salgado uma grande reunião entre autoridades e a população onde juntou mais de 4000 pessoas. O Deputado Roberto Costa, Senador João Alberto sindicalistas, vereadores e colegas Prefeitos participaram da reunião popular para o esclarecimento e articulações contra a ação Indígena da classe Krenyê que pretende com uma ação no ministério Público uma possível demarcação de reserva Indígena. E nesta quinta (03) as hs15:00 a audiência vai nos da um resultado através do Juiz José Carlos do Vale Madeira.

ASSCOM/ BLOG DO CABO BRITO 

Nenhum comentário :

Postar um comentário