sábado, 2 de agosto de 2014

TRE ABRE VAGAS PARA MESÁRIOS VOLUNTÁRIOS

                                        PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO
                        

Acessando banner disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (www.tre-ma.jus.br), ligando para o número 0800 098 5000 (Disque Eleitor) ou indo a um cartório eleitoral, os eleitores a partir dos 18 anos que têm interesse em participar das eleições 2014 como mesário voluntário podem inscrever-se até 6 de agosto.
Aqueles que se tornam mesários voluntários têm como benefícios, por exemplo, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral (que deve ser acertado com o empregador) e o de em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.
O serviço prestado pelo mesário voluntário não é remunerado. Ele recebe um auxílio-alimentação e não pode fazer propaganda de candidato através de camiseta ou qualquer outro meio durante a votação.
No Maranhão, o projeto propõe, também, a parceria com universidades e faculdades, tendo como benefício para o estudante universitário a conversão dos serviços prestados à Justiça Eleitoral em atividade de extensão extracurricular/complementar, com carga horária correspondente a 30h para o 1º turno e 24h para o 2º turno, se houver, totalizando 54h extracurriculares, comprovadas por meio de certificado emitido pelos juízos eleitorais perante os quais servirem.
Daniel Arraes, coordenador do projeto no Maranhão, ressalta que as inscrições para atuar na função de mesário voluntário, efetuadas em anos anteriores, também continuam válidas. “E quem se inscrever até o dia 6 poderá ser chamado para participar ainda nesta eleição como mesário”, complementa.
No último mês, a Comissão do Mesário Voluntário do TRE-MA intensificou campanha nos meios de comunicação para convocação de eleitores de todo o estado para participarem do processo eleitoral como mesários voluntários nas eleições de 2014.
Até esta quinta-feira (31 de julho), o Regional já tinha registrado mais de 12 mil inscrições. Arraes atribui o comprometimento efetivo dos segmentos envolvidos no projeto, dos membros da Comissão e de chefes de cartório para que este número pudesse ser alcançado.
Quem pode ser
Todo eleitor, a partir de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, que servirá preferencialmente no local e na seção em que vota. Não podem ser mesários voluntários candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais, os que pertencem ao serviço eleitoral e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Do Blog do Luís Cardoso

Nenhum comentário :

Postar um comentário