Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

sábado, 27 de agosto de 2016

GOVERNO DO ESTADO AMPLIA REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM INAUGURAÇÕES DE 36 CRAS E CREAS



MAIS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS E AGRADECIDAS PELA IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS NA CIDADE DE AXIXÁ.



Francisco Oliveira Jr, subsecretário da Sedes representou o governador em Rosário e Axixá
As comunidades em situação de risco e vulnerabilidade de cidades do interior do Maranhão terão acesso mais facilitado aos programas e ações de assistência social. O Governo do Estado entregou mais nove equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), novos e totalmente equipados foram entregues neste sábado (27).

Com os equipamentos milhares de famílias dos municípios de Rosário, Axixá, Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Presidente Dutra e Chapadinha serão beneficiadas com um atendimento mais qualificado. Além disto, a rede de assistência nestas regiões terá importante apoio com a implantação destes novos centros. O estado chega a mais de 36 Cras e Creas entregues nos últimos dois meses.

“Para nós é muito gratificante concretizar mais essa etapa da estruturação da rede de assistencial social no Estado. Sabemos das demandas destas comunidades e o objetivo é que todas as cidades sejam assistidas de forma adequada e com o acesso garantido”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista.

O subsecretário da Sedes, Francisco Oliveira Junior, representou o governador em Rosário e Axixá: "Estes centros são fundamentais, pois possibilitam, dentre outras coisas, a entrada das famílias nos programas sociais. O Bolsa Família, por exemplo, é preciso cadastrar por meio dos Cras e Creas”, disse. O gestor destacou que é previsto o reajuste de 12,5% neste programa e também no Bolsa Escola, do Governo do Maranhão.
Secretário Jefferson Portela na inauguração do Cras de Presidente Vargas
Em Presidente Vargas, o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, acompanhou a entrega do equipamento às comunidades. Portela ressaltou a importância do projeto para as populações. “De forma indireta soma também na segurança, uma vez que com o atendimento correto e qualificado, estas famílias serão retiradas de uma condição de risco, condição essa que muitas vezes leva à degradação familiar e à violência. Estamos aqui para apoiar mais esta importante ação do Governo do Estado”, destacou o secretário de Segurança.

Em Rosário são 1.815 famílias credenciadas nesta assistência e 400 já incluídas nos serviços do sistema. Com o novo Cras, os serviços serão melhor executados. É o que espera a lavradora Raimunda Nonata Dorneles, inscrita no serviço. Ela comemorou a instalação do novo prédio do Cras na sua cidade. “Vai melhorar muito, porque agora a gente vai ter um lugar com toda as condições de atender e não vai ficar esperando muito para conseguir um benefício”, disse.

g. O pescador Antônio Luís Melo, 66 anos, integra o grupo de idosos ‘Viver a vida’, que reúne este público para diversas atividades. Para ele, o Cras vai ser maus um apoio às ações de lazer e interação promovidas no grupo. “É um espaço muito importante e o melhor que ficou mais perto de nossa casa. Vai ser muito mais confortável pela qualidade que o prédio tem. Estamos muito felizes", afirmou.

Outra beneficiada com a instalação do Cras foi a lavradora Tereza Cristina Melo, 62 anos, que mora em Axixá. Em sua avaliação, “o serviço vai ficar ainda melhor e a gente vai poder ter mais facilidade de saber das informações. E também, mais conforto para ser atendido”. O equipamento vai atender a população dos cerca de 127 povoados do município. Na entrega do Cras na cidade estiveram presentes o subsecretário de Assistencial Social do Estado, Francisco Oliveira Junior; a secretária municipal de Assistência Social, Ana Clara Corsini; e a secretária municipal de Saúde, Viviane Araújo. A meta do Governo é entregar 87 equipamentos sociais até setembro deste ano.

Apoio na assistência social
O CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, programa Minha Casa Minha Vida. Atua ainda no acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda.

O Creas vai oferecer serviços especializados e continuados a famílias e pessoas vítimas de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras situações de ameaça. O foco deste atendimento é a busca é pela reconstrução dos laços familiares e comunitários para a superação da situação apresentada. Realiza ainda atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos.

Fonte: Secap     Texto: Sandra Viana

Nenhum comentário :

Postar um comentário