sexta-feira, 5 de agosto de 2016

GOVERNO DO ESTADO IRÁ INAUGURAR 15 UNIDADES DE CRAS NO MARANHÃO

O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) É UMA UNIDADE PÚBLICA, ESTATAL RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO E OFERTA DOS SERVIÇOS DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governador Flávio Dino entregou CRAS em Timon nesta quinta-feira. Outros Centros serão entregues nesta sexta (5)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), irá inaugurar 87 equipamentos de assistência social Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS até o dia 3 de setembro. As primeiras unidades foram nesta quinta (4), em Timon (CRAS e CREAS), em nesta sexta (5), em Sambaiba (CRAS), Benedito Leite (CRAS), São Felix de Balsas (CRAS) e no dia 6 de agosto, nos municípios Feira Nova do Maranhão (CRAS), Nova Colinas (CRAS), Pastos Bons (CRAS), Lagoa do Mato (CRAS), Riachão (CRAS), Buriti Bravo (CRAS), Paraibano (CRAS), Passagem Franca (CRAS), Sucupira do Norte (CRAS) e Sucupira do Riachão (CRAS).

Os equipamentos de assistência social possibilitarão o enfrentamento das injustiças sociais, da violência e das desigualdades, e serão entregues mobiliados e prontos para serem executados pelos gestores de cada município. Durante as inaugurações, representarão o governador Flávio Dino, os secretários de estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser; de Educação, Felipe Camarão; e o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública, estatal responsável pela organização e oferta dos serviços da proteção social básica da política de assistência social (serviços socioassistenciais). Atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), isto é, como acesso aos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como o acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.

Por meio do CRAS, a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.

São ofertadas nos CRAS serviços de Proteção e Atendimento Integral à Familia (PAIF); Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS; Realização de atendimento particularizados e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao CRAS; Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território; Acompanhamento de famílias encaminhadas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ofertados no território ou no CRAS.

Realização da busca ativa no território de abrangência do CRAS e desenvolvimento de projetos que visam prevenir aumento de incidência de situações de risco, dentre outros.

CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade publica estatal de abrangência regional ou municipal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos vítimas de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, dentre outras situações de ameaça. O foco do atendimento é a busca pela reconstrução dos laços familiares e comunitários para a superação da situação apresentada, o acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social.

Serviços como os de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e Serviço Especializado em Abordagem Social são ofertados nas unidades dos CREAS.

                
Texto: Amanda Dutra Ramos
Foto: Secap/Divulgação
          Fonte: Sedes

Nenhum comentário :

Postar um comentário