sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SEMA PARTICIPA DO 5º FÓRUM DOS SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA LEGAL

O FÓRUM TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS RESULTADOS DA 21ª CONFERÊNCIA DO CLIMA


O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, participou, nos dias 11 e 12/08, do 5º Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal e da “Oficina de Intercâmbio de Alto Nível sobre Política de Mudanças Climáticas Pós COP 21", em Brasília/DF. O Fórum tem como objetivo discutir os resultados da 21ª Conferência do Clima (COP 21), realizada em 2015 na França, nos nove estados que compõe a Amazônia Legal.
Como parte da discussão, o grupo de secretários, também, assinou um documento que visa apresentar as demandas da reunião sobre a Estratégia Nacional para a Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável das florestas e aumento de estoques de carbono florestal (ENREDD+).
A ENREDD possui como objetivos específicos: aprimorar o monitoramento e a análise de impacto de políticas públicas para o alcance dos resultados de REDD+; integrar as estruturas de gestão das políticas para mudança do clima, florestas e biodiversidade; e contribuir para a mobilização de recursos em escala compatível com o compromisso nacional voluntário de mitigar emissões de gases de efeito estufa nos biomas brasileiros até 2020.
Para o Secretário Marcelo Coelho a iniciativa é de extrema importância. “Importante porque promove discussões sobre os resultados Pós COP 21, com personagens que vivem e sabem da realidade da Amazônia. Todos os secretários estão empenhados em aperfeiçoar a política nacional de mudanças climáticas e identificar sinergias. O encontro foi muito bem sucedido nas discussões e propostas, sinalizando o amadurecimento do debate e uma inserção mais efetiva do Maranhão na agenda ambiental nacional. Tratamos de uma pauta comum a todos os estados, discutindo questões que os gestores enfrentam no cotidiano”, destacou o gestor.
O Fórum de Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal foi criado com o objetivo de estabelecer a cooperação de ações ambientais e uma agenda conjunta entre os vários estados amazônicos que possibilitem a priorização das temáticas ambientais, sociais e econômicas contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.
Integram o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal os representantes legais dos órgãos estaduais de meio ambiente dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário