AS DUAS NOVAS UNIDADES PASSARAM POR ADEQUAÇÃO E INCREMENTO
DOS SERVIÇOS OFERECIDOS.
Foto/Divulgação
O Governo do Maranhão tem trabalhado diuturnamente para levar
mais direitos para a população maranhense. As 21 unidades do Viva são um
exemplo de que é possível proporcionar agilidade e bom atendimento durante
ações rotineiras de atualização de documentos. Somente em 7 meses de gestão 11
unidades e postos do Viva foram inaugurados e sete reformados.
Inovações e incremento nos serviços oferecidos também serão
marca das duas unidades inauguradas nesta semana: Pinheiro e Bacabal. As duas
cidades ganharam novas estruturas modernas e confortáveis para atender
maranhenses das regiões da Baixada e do Médio-Mearim, de modo a oferecer
serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta no CPF,
emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de
denúncias, por meio do Procon/MA que se estabelecerá nas unidades,
encaminhamento ao mercado de trabalho, com o suporte do SINE (Sistema Nacional
de Emprego) e seguro desemprego, serviços online como emissão de boletim de
ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas do NIT, PIS/PASEP, Bolsa
Família, inscrições em concursos, informações sobre a Junta Militar e ponto de
atendimento da Junta Comercial do Maranhão (Jucema).
Além dos novos serviços e de terem recebido uma nova sede, as
unidade do Viva em Pinheiro e Bacabal representam economia ao erário público,
pois serão instaladas em prédios do Governo, que não pagam aluguel, e foram
totalmente reformados para receber a nova demanda e os cidadão que buscam pelos
serviços do Viva.
As inaugurações fazem parte do projeto de ampliação,
descentralização e reestruturação da oferta de serviços públicos aos
maranhenses, primando pela qualidade, conforto, segurança e acessibilidade. O
diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, explica que as novas unidades têm ganhado
estrutura e atendimento diferenciado. “Os investimentos continuarão sendo
realizados para garantir o melhor atendimento e gerar desenvolvimento em todas
as regiões do Maranhão. Nosso objetivo é garantir a efetivação dos direitos da
população maranhense e só se consegue isso por meio das ações de ampliação dos
serviços, novas estruturas físicas e a capacitação dos nossos servidores”,
disse ele.
Após as inaugurações, a unidade de Bacabal estará pronta para
realizar 800 atendimentos diários, com seis postos de serviços e os 11 guichês
da unidade realizando atendimentos humanizados e eficientes. Já a unidade de
Pinheiro conta com 10 guichês, atendendo as novas metas de reestruturação das
unidades.
As inaugurações estão marcadas para o dia 13 e 15 de outubro, em
Bacabal e Pinheiro, respectivamente. “Temos a missão institucional de humanizar
o atendimento e harmonizar as relações de consumo no estado”, completa o
diretor. A unidade em Pinheiro agora fica localizada na Rua Maria Pinheiro
Paiva, no bairro Santa Luzia. Em Bacabal, a nova sede fica situada na Rua
Avenida Getúlio Vargas, nº 115A, Centro.
Diálogo com servidores
As importantes mudanças estruturais nos dois órgãos foram
realizadas logo após o Diálogo com Servidores, evento em que a direção geral do
órgão apresenta as diretrizes de gestão e capacita os servidores a fim de
qualificar e humanizar ainda mais o atendimento, além de ouvir as necessidades
da localidade para realizar a reforma.
Diferencial
Em apenas um ano e meio, o Governo do Estado levou esses
serviços a mais de 70% do território maranhense com as unidades móveis do Viva,
que além do acesso à documentação básica, facilitam o acesso a outros serviços
públicos.
Mas o Governo ainda quer mais. O objetivo da gestão é levar
cidadania e oferecer atendimento rápido e de qualidade para a população também
por meio das 11 unidades móveis do Viva, que percorreu mais de 150 municípios
maranhenses.
Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira
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