quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

EM AÇAILÂNDIA, GOVERNO INAUGURA 13º RESTAURANTE POPULAR EM DOIS ANOS

O GOVERNADOR FLAVIO DINO DESTACOU QUE O NOVO RESTAURANTE POPULAR DE AÇAILÂNDIA VAI COMPLEMENTAR UMA REDE JÁ EXISTENTE DA PREFEITURA, E BENEFICIAR A VILA ILDEMAR, BAIRRO DE QUASE 60 MIL HABITANTES.
O Governo do Estado segue com a política de expansão e interiorização dos Restaurantes Populares. Nesta terça-feira (6), o governador Flávio Dino inaugurou mais uma unidade, desta vez no município de Açailândia. Com capacidade para servir mil refeições ao dia – de segunda a sexta-feira – o equipamento de segurança alimentar assegura alimentação de qualidade, com segurança nutricional, à baixo custo para a população açailandense.

Na cerimônia de inauguração, o governador Flavio Dino destacou que o novo Restaurante Popular de Açailândia vai complementar uma rede já existente da Prefeitura, e beneficiar a Vila Ildemar, bairro de quase 60 mil habitantes. “Quando nós assumimos o Governo só tinha Restaurante Popular em São Luís. Estamos inaugurando hoje o sexto equipamento localizado fora da capital, investindo nas várias regiões do estado. Porque esse restaurante cumpre múltiplos papeis”, ressaltou.

Para o governador, os equipamentos de segurança alimentar ajudam na renda das famílias, que economizam na alimentação, movimentam o comércio local – pois os insumos utilizados para o preparo da alimentação são oriundos da produção da cidade –, geram emprego e renda, além de cumprirem importante papel na saúde. “A comida aqui é balanceada, tem nutricionista para acompanhar para a pessoa ficar com a alimentação adequada. O restaurante popular também é saúde”, enfatizou Flávio Dino.

Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com este equipamento, o Governo do Estado reforça a política de ampliação da rede de restaurantes populares, alcançando também os municípios do interior do Estado. Com o de Açailândia, já são 13 unidades em funcionamento, na capital e no interior, que fornecem mais de 13 mil refeições balanceadas e equilibradas por dia aos maranhenses, ao valor de RS 2.

Em seu discurso, o secretário da Sedes, Neto Evangelista, realçou que o Maranhão anda na contramão da crise nacional, e comparou com o estado do Rio de Janeiro, que fechou todos os restaurantes da capital. “Estamos inaugurando o 13º restaurante, e vamos chegar a 43 com a construção de mais 30 cozinhas comunitárias garantindo, assim, a expansão da política de segurança alimentar e nutricional para vários municípios maranhenses. Além de servirmos mais de 1000 refeições diariamente durante o almoço nesse equipamento social vamos oferecer também capacitações e cursos para a comunidade local”, sublinhou.

Além dos almoços servidos de segunda à sexta-feira, será espaço para realização de cursos e consultas com nutricionista. A população recebeu com empolgação o novo restaurante. 

Seu Marinaldo Meira, de 71 anos, almoçou ao lado do governador Flávio Dino e do secretário Neto Evangelista e comemorou a chegada do Restaurante Popular ao seu bairro. “Esse restaurante caiu do céu aqui pra gente da Vila Ildemar. Eu já comi em um desses em São Paulo e Salvador, e a comida aqui está muito boa. Vou almoçar todo dia aqui”, confessou.

A política de segurança alimentar do Governo do Estado visa combater a extrema pobreza e a fome, beneficiando um número maior de cidadãos e proporcionando mais dignidade à população em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar.

Dona Rosinha Rodrigues trabalha em uma loja perto do restaurante e comemorou a chegada do restaurante. “A comida tá boa demais. Eu quero que seja todo dia assim. Era o que nós estávamos precisando aqui na Vila Ildemar. Alimentação para a gente que trabalha aqui perto, vai ser muito bom”, destacou.



Nenhum comentário :

Postar um comentário