Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

sábado, 18 de fevereiro de 2017

GOVERNO DO MARANHÃO BENEFICIA 100 EMPREENDEDORES INFORMAIS DE SÃO MATEUS COM PROGRAMA ‘MAIS RENDA’

     O PROGRAMA ‘MAIS RENDA’ É UMA INICIATIVA DO GOVERNO DO ESTADO, EXECUTADO
O programa ‘Mais Renda’, ação desenvolvida pelo Governo do Estado, chega a São Mateus. Cerca de 100 pequenos empreendedores do ramo de Alimentos foram selecionados no município para participar do projeto. Esta semana, os beneficiários assinaram o Termo de Adesão, documento que garante aos contemplados o início do processo de capacitação técnica e gerencial para execução de suas atividades, como prevê o programa. O ‘Mais Renda’ é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).
“Após ser implementado com sucesso em São Luís, estamos ampliando as ações do ‘programa a outros municípios maranhenses. O ‘Mais Renda’ é uma ação de grande alcance social porque oportuniza aos beneficiários obter maior renda com a comercialização de seus produtos, promove a independência financeira, maior capacidade de gestão e melhoria da qualidade de vida das famílias contempladas”, disse o titular da Sedes, Neto Evangelista.

O Programa ‘Mais Renda’ é uma iniciativa do Governo do Estado, executado com o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e estruturação de pequenos empreendimentos existentes na informalidade. O objetivo é transformá-los em micro empreendedores.
Em continuidade às etapas referentes à implementação do programa em São Mateus, a Sedes, por meio do Setor de Fomento às Atividades Produtivas, realizará do dia 6 a 17 do próximo mês, a fase de capacitação dos beneficiários do programa, no município. Os módulos teóricos com carga horária de 40 horas/aulas serão ministrados no Centro Vocacional Tecnológico de São Mateus.
A capacitação abordará temas contemplando os eixos humano, técnico e gerencial, que tratarão de assuntos como Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos; Higienização Ambiental e Pessoal; Relações Humanas,Empreendedorismo; Comunicação e Liderança; Conceitos e Ferramentas da Gestão da Qualidade,entre outros temas. Após esta etapa, com auxílio de consultores, os beneficiários construirão seus Planos de Negócios Individuais, com a finalidade de iniciar ou dar continuidade ao empreendimento de forma planejada.
Após cumprir todas as etapas previstas pelo programa, os beneficiários receberão um Kit Negócios, contendo fardamento oficial do programa “Mais Renda”, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, ou ainda tendas, fritadeiras ou chapa a gás, a depender da finalidade da venda e que ajudarão a potencializar as atividades a serem desenvolvidas.
Além da capacitação e dos equipamentos, os beneficiários do programa irão receber também acompanhamento de profissionais na área do direito, contabilidade e nutrição, durante um ano. A consultoria oferecida auxilia ainda a efetivação da inscrição dos beneficiários no MEI (Microempreendedor Individual) e orienta na busca de microcréditos para fortalecer ainda mais o seu próprio negócio.
No ano passado, a ação beneficiou 400 pessoas da Região Metropolitana de São Luís e vai contemplar mais de 1.350 trabalhadores maranhenses, este ano.Dessa vez, além de beneficiar vendedores informais do setor de alimentos, o ‘Mais Renda’ também contemplará empreendedores do ramo de beleza de São Luís e região metropolitana, e, também, os municípios, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Codó, Araioses, Santo Amaro, Primeira Cruz e de Água Doce.

Nenhum comentário :

Postar um comentário