segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GOVERNO REÚNE GESTORES E SUPERVISORES DO IEMA DURANTE ENCONTRO EM PINHEIRO

ATUALMENTE A REDE DO IEMA É FORMADA POR 15 UNIDADES VOCACIONAIS, ESPALHADAS POR DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO.

O Governo do Estado realizou, na última semana, em Pinheiro, o 1º Encontro Estadual de Gestores e Supervisores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – 2017. O encontro serviu para avaliar o trabalho realizado ao longo do ano passado, planejar as ações que serão colocadas em prática em 2017, bem como promover o debate sobre a gestão do Instituto visando manter a qualidade do ensino ofertado nas unidades plenas e vocacionais. O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.
“Nossa rede está crescendo e precisamos manter diálogo permanente e próximo com os gestores para anteciparmos a resolução de problemas e darmos encaminhamento com maior eficiência”, disse Jhonatan Almada, que estava acompanhado do secretário adjunto da Secti, André Belo, dos pró-reitores do Iema, Elinaldo Silva (Ensino) e Emanuel Denner (Planejamento e Gestão) e do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio. O secretário municipal de Educação, Augusto César Miranda Rodrigues, também participou do evento realizado no auditório da Ufma, campus de Pinheiro.

Atualmente a rede do Iema é formada por 15 unidades vocacionais, espalhadas por diferentes regiões do Estado, e por sete unidades plenas – São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira, inauguradas ano passado, e as de Coroatá, São José de Ribamar, Timon e Axixá, que entram em funcionamento em março. Até 2018 o Governo do Estado deverá ampliar para 23 o número de unidades plenas que a partir deste ano passa a atender mais de mil estudantes com curso técnico profissionalizante integrado ao ensino médio em uma escola de tempo integral.

O município de Pinheiro conta com uma unidade vocacional. O prefeito Luciano Genésio destacou a parceria do Governo do Estado com a prefeitura que irá garantir aos pinheirenses oportunidade de realizar cursos técnicos em uma escola que se destacado pela qualidade do ensino oferecido. “São quatro cursos profissionalizantes onde a prefeitura entrará com estrutura física e o governo com a técnica. Com a qualificação essas pessoas vão crescer e poderão desenvolver seus próprios negócios. Para nós é muito importante não só a parceria com o Iema, mas com todas as áreas do Governo do Estado”, disse o prefeito.

      Avaliação e planejamento
Para o pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanuel Denner, o encontro foi importante e levantou discussões sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no instituto e as metas que se pretende atingir este ano. “São nesses momentos que a gente avalia todo o trabalho que estamos fazendo, que corrigimos os erros e que nos planejamos e nos programamos para as atividades que serão desenvolvidas de modo ainda mais organizado”, disse.
Durante o encontro o secretário-adjunto da Secti, André Bello, apresentou o quadro geral e metas para as unidades vocacionais do Iema. Os participantes foram atendidos individualmente pelos pró-reitores do Instituto, momento em que puderam tratar sobre as demandas de cada pólo.
“Esse tipo de encontro contribui para nossa formação e é um momento de planejarmos as metas e objetivos e aprendermos juntos. Essa troca de experiência e socialização é muito importante para todos nós”, destacou a gestora da Unidade Vocacional do Iema de Amarante, Jeane Viana.
Joseilson Lima, gestor da unidade vocacional do Iema de Pedreira, também avaliou como positivo o encontro. “Esse encontro está dizendo para nós como será o ano de 2017. Saímos de 2016 vitoriosos com muitas conquistas e o prognóstico que temos para este ano é que será ainda melhor do ponto de vista do trabalho, das realizações que temos previstas”, observou.

(Foto: Bento Leite/Secti)

Nenhum comentário :

Postar um comentário