quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

SECRETÁRIO E ADJUNTA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM LUGAR VISITAM UBS NO POVOADO OLHO D’ÁGUA DOS MIRANDAS

PREFEITURA DE BOM LUGAR INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO.

A UBS ( Unidade Básica de Saúde ) do Povoado Olho d’Água dos Mirandas, distante  há 5km da Cidade, recebeu as visitas dos secretários Jeferson Carvalho Secretário Municipal de Saúde e a adjunta Joana Dark Moura, que  acompanhar de perto os trabalhos da nova equipe que estava atendendo moradores da comunidade. 

                                         

O atendimento na unidade Joaquim Inácio Bezerra  funciona toda quarta e quinta: com Dr. Francisco Carlos, e a dentista: Dr. Elida. E segue o atendimento diário com a equipe Saúde da Família com atendimentos médicos, enfermeiros e vacinação para todas as idades.
Os secretários foram recebidos com carinho na unidade, pelos moradores do povoado e pelos profissionais da Saúde.


Programa Saúde da Família (PSF)
Os médicos devem atender a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivos e de promoção da qualidade de vida da população.
Os enfermeiros supervisionam o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realizam consultas na unidade de saúde, bem como assistem às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.
O auxiliar de enfermagem realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária.
                              
O agente Comunitário de Saúde faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos uma vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida.
Cada equipe do programa é capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que ela atende está exposta; elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença; prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda, organizada ou espontânea, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar; além de desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.
                                 
Jeferson Carvalho e Joana Dark, na oportunidade visitaram também a mais nova UBS da sede municipal Maria Nailde Alves de Melo. A nova e linda Unidade de Saúde da cidade construída na gestão Sérgio Miranda, na continuidade com a gestão Luciene Costa a unidade já conta com equipamentos novos em folha, prontos para serem instalados. Bem breve toda a comunidade estará sendo atendidas ainda com muito mais conforto e qualidade.





Assessoria de Comunicação/Bom Lugar 

Nenhum comentário :

Postar um comentário