Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

segunda-feira, 20 de março de 2017

A UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MARANHÃO REALIZOU AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS E CONSTRUÇÃO DE SEUS PLANOS

A UAEFAMA: É UMA INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE DE 19 UNIDADES EDUCACIONAIS, DENOMINADAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS.

Educação do Campo: UAEFAMA realiza Assembleia com Escolas Famílias A União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão – UAEFAMA, realizou um momento de avaliação dos trabalhos e construção de seus planos, em dois dias em sua sede em 15 e 16 de março do ano corrente. A UAEFAMA: É uma Instituição representante de 19 unidades educacionais, denominadas Escolas Famílias Agrícolas EFA´s, no Maranhão desde junho de 1997.
                         Foco: Centrada na educação de jovens do meio rural visando uma vida digna no campo com suas famílias, por meio da: Aplicação da metodologia da pedagogia da alternância – o aluno estuda 15 dias no centro educativo das EFA’s, e os outros 15 dias, na comunidade, com aplicação de planos de estudos juntos às famílias e comunitários e participação das Famílias na gestão das EFA’s. Resultados: Conquista de espaço em reconhecimento institucional, educacional e social junto ao sociedade campesina frente ao poder público e demais entes do Estado brasileiro.
As EFA´s: Atualmente conta-se com 19 Associações de EFA´s filiadas a UAEFAMA, sendo 6 (seis) de Nível Médio e 13 (treze) de Nível Fundamental, nos municípios de: Vitorino Freire, Capinzal do Norte, Lago do Junco (duas EFAs, uma de Ensino Médio profissionalizante), Paulo Ramos, São Luís Gonzaga do Maranhão, Balsas, Lago da Pedra, Turilândia, Pio XII, Morros, Bela Vista, Sucupira do Norte, Anajatuba, Grajau, Codó, Cantanhêde, Humberto de Campos, Turiaçu.
Parceiros: Nestas quase duas décadas a UAEFAMA e as EFA´s contaram, mais fortemente e quase que exclusivamente com apoio internacional canalizado por meio da Igreja Católica, nos últimos anos com a Europa, sobretudo, se voltou para a minimizar a miséria na África. Assim, muita luta se travou para garantir apoio nacional e, regional e local junto a estes projetos educacionais, e hoje dentre outros se destacam algumas prefeituras que fazem um trabalho de apoio às EFA´s, além de parceiros como: Província Franciscana. ACESA; ASSEMA; Diocese de Bacabal e Sindicatos Rurais.

No nível estadual, busca consolidar parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), bem como com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), com algumas ações já realizadas e continuando. No campo da Assistência Técnica as EFA’s integra o Fórum de Educação Rural na luta de melhoria nas políticas públicas. No âmbito federal, conta com a parceria da UNEFAB (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil).
                         
Internacionalmente, mantém relações com Missionszentrale der Franziskaner, de Bonn, na Alemanha e DISOP/BRASIL (Solidariedade Internacional dos Movimentos Familiares Rurais), Bélgica.

Contato com a realidade: A UAEFMA tem uma relação direta, contínua e permanente com as EFA´s, que por sua vez tem o contato direto com os adolescentes e crianças estudantes e os profissionais da educação envolvidos em cada projeto. Ainda, esta instituição recebe parte desses estudantes em suas formações direcionadas, em projetos e programas específicos, como de elaboração de projetos produtivos e sociais, acesso a créditos rurais, formação em mídia e tecnologias, campanhas da fraternidade, caminhadas, marchas etc.
Trabalhos com as EFA´s: Visitas pedagógicas e técnicas, faz também, junto as EFA´s, assim com contato direto com os estudantes. Estas visitas são programadas dentro da perspectiva de avaliar resultados e acompanhar o processo de forma mais pontual com ênfase na aplicação dos quatro pilares da pedagogia da alternância: Associação, Alternância, Formação Integral e Desenvolvimento do Meio, fazendo a partir destas, intervenções do ponto de vista da gestão educacional e produtivas da EFA´s. EFA´s em números: No ano de 2016 contou-se com um número médio de 75 jovens por EFA, o que totaliza em estudantes beneficiados 1.425. A saber, ainda que as EFA´s teve uma abrangência de atuação em 80 municípios com estudantes nestas, algumas com alunos de uma mesma localidade, no caso das de Ensino Médio profissionalizante em Técnico em Agropecuária e próximas geograficamente de outras, funcionando como polo. Algumas falas na Assembleia: “Nossa preocupação é com a Educação de qualidade e qualidade se faz com pessoas capacitadas e comprometidas. Quem não pode ter prejuízo nessa história são os alunos (Raimundo Vital, Presidente da UAEFAMA)”; “Nos relacionamos com o Estado, onde perdemos muito já, porém ganhamos também, hoje somos lembrados e inclusos, o que antes nem isso acontecia. Precisamos aprimorar essa relação e continuar lutando (Marleide Alves, Assessora Pedagógica da UAEFAMA)”. Para contato, apoio e mais informações: A UAEFAMA fica no Endereço postal: Rua Projetada 19, casa 19B – Bairro: Parque Jardim Valéria, Bacabal – MA. Endereço eletrônico (e-mail): uaefama.projetos@gmail.com Telefone: (99) 3621-7226 e (99) 981331551
Redação: Antonio Jakson – Setor Projetos UAEFAMA

Nenhum comentário :

Postar um comentário