domingo, 2 de abril de 2017

GOVERNO DO ESTADO REALIZA MUTIRÃO DO GLAUCOMA EM SATUBINHA

EM PARCERIA COM A PREFEITURA O  ATENDIMENTO FOI REALIZADO NA USB NO CENTRO DA CIDADE.


Na manhã desse domingo 02/04, foi realizado na Cidade de Satubinha, o mutirão do glaucoma, um total de 70 pessoas foram atendidas.  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica  os mutirões do ‘Programa do Glaucoma’ para ampliar o acesso de centenas de pessoas ao diagnóstico preciso e tratamento da doença.  
  
                              
A senhora Laurentina Lopes de Araújo, 89 anos, foi uma das atendidas no mutirão do Glaucoma, após a consulta a idosa foi informada sobre o  diagnóstico e recebeu um colírio gratuitamente. Dona Lurentina  Lopes, saiu muita satisfeita, disse que esse trabalho realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Satubinha caiu do Céu, eu gasto quasse todo meu dinheiro quando vou ao consultório de um médico oculista, e agora  pertinho da minha casa não paguei nada e recebi remédio de graça, isso é muito gratificante pra nós pobre finalizou.  A Médica Oftalmologista Mariane Simões foi quem fez as consultas. 
                                
O atendimento do Programa do Glaucoma funciona da seguinte maneira, uma   equipe formada por oftalmologistas e técnicos de enfermagem, realizando em média mais de cem atendimentos diários nas regiões atendidas.


A Prefeita Dulcinha(PV), acompanhada de vereadores e Assessores, fez uma visita ao local, a gestora aproveitou e conversou com membros da equipe e populares e pacientes. A Prefeita destacou  a importância da parceria entre Estado e Município, o grande beneficiado é a população em especial o povo de menor poder aquisitivo, sempre que o Município de Satubinha for contemplado com ações do Estado ou Federal, nós estamos pronto para fazermos  nossa parte, repito o povo é o maior beneficiado ações dessa natureza, disse a Prefeita.

Em 2016, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou mais de 15 mil consultas realizadas em 13 Regionais de Saúde, totalizando 143 municípios atendidos. A equipe do mutirão realiza consultas e exames e, nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente recebe o medicamento (colírio) pela SES.

Glaucoma
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.
Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira. Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica na fase inicial. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente, por isso é importante a realização dos exames, inclusive em casos de perdas moderadas a severas.

                                 
                            


Nenhum comentário :

Postar um comentário