sexta-feira, 12 de maio de 2017

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UAEFAMA REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES PEDAGÓGICOS DAS EFA´S “NÃO VOU SAIR DO CAMPO PARA PODER IR À ESCOLA.

DENOMINADAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS (EFA´S), NO MARANHÃO DESDE JUNHO DE 1997.


  Professor Antonio Jakson 

Educação do Campo é direito e não esmola (Trecho da Música de Gilvan Santos)”. A União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão – UAEFAMA, realizou dois dias de formação, nos dias 10 a 12 de maio na sua sede na Rua Projetada, Bairro Jardim Valéria, em Bacabal. A UAEFAMA: É uma Instituição representante de 19 unidades educacionais, denominadas Escolas Famílias Agrícolas (EFA´s), no Maranhão desde junho de 1997. Foco da Instituição: Centrada na educação de jovens do meio rural visando uma vida digna no campo com suas famílias, por meio da: Aplicação da metodologia da pedagogia da alternância – o aluno estuda 15 dias no centro educativo das EFA’s, e os outros 15 dias, na comunidade, com aplicação de planos de estudos juntos às famílias e comunitários e participação das Famílias na gestão das EFA’s. Foco do Curso: Conhecimento da ordem que envolve os aspectos de Administrativo, Base Legal, Convênios com órgãos públicos e sistema de informação, além de situações corriqueiras desta área. 
                          
Apoio: O curso tem como patrocinador o Governo do Estado por meio de convênio firmado com a Associação da Escola Família Agrícola de Lago da Pedra – AEFALP, esta por sua vez coordenada no conjunto de ações da UAEFAMA. As EFA´s: Atualmente conta-se com 19 Associações de EFA´s filiadas a UAEFAMA, sendo 6 (seis) de Nível Médio e 13 (treze) de Nível Fundamental, nos municípios de: Vitorino Freire, Capinzal do Norte, Lago do Junco (duas EFAs, uma de Ensino Médio profissionalizante), Paulo Ramos, São Luís Gonzaga do Maranhão, Balsas, Lago da Pedra, Turilândia, Pio XII, Morros, Bela Vista, Sucupira do Norte, Anajatuba, Grajau, Codó, Cantanhêde, Humberto de Campos, Turiaçu. Parceiros: Nestas quase duas décadas a UAEFAMA e as EFA´s contaram, mais fortemente e quase que exclusivamente com apoio internacional canalizado por meio da Igreja Católica, nos últimos anos com a Europa, sobretudo, se voltou para a minimizar a miséria na África. 
                        
Assim, muita luta se travou para garantir apoio nacional e, regional e local junto a estes projetos educacionais, e hoje dentre outros se destacam algumas prefeituras que fazem um trabalho de apoio às EFA´s, além de parceiros como: Província Franciscana. ACESA; ASSEMA; Diocese de Bacabal e Sindicatos Rurais. No nível estadual, busca consolidar parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), bem como com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), com algumas ações já realizadas e continuando. No campo da Assistência Técnica as EFA’s integra o Fórum de Educação Rural na luta de melhoria nas políticas públicas. No âmbito federal, conta com a parceria da UNEFAB (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil). 

Internacionalmente, mantém relações com Missionszentrale der Franziskaner, de Bonn, na Alemanha e DISOP/BRASIL (Solidariedade Internacional dos Movimentos Familiares Rurais), Bélgica. EFA´s em números: No ano de 2016 contou-se com um número médio de 75 jovens por EFA, o que totaliza em estudantes beneficiados 1.425. A saber, ainda que as EFA´s teve uma abrangência de atuação em 80 municípios com estudantes nestas, algumas com alunos de uma mesma localidade, no caso das de Ensino Médio profissionalizante em Técnico em Agropecuária e próximas geograficamente de outras, funcionando como polo. Para contato, apoio e mais informações: A UAEFAMA fica no Endereço postal: Rua Projetada 19, casa 19B – Bairro: Parque Jardim Valéria, Bacabal – MA. 

Endereço eletrônico (e-mail): uaefama.projetos@gmail.com Telefone: (99) 3621-7226 e (99) 981331551 Redação: Antonio Jakson – Setor Projetos UAEFAMA

Nenhum comentário :

Postar um comentário