quarta-feira, 28 de junho de 2017

GOVERNO DO MARANHÃO AJUDA MAIS DE 70 PREFEITURAS A CELEBRAR CONVÊNIOS E RECEBER MAIS RECURSOS

 O PROJETO DÁ CURSOS PARA SERVIDORES DE PREFEITURAS E DO PRÓPRIO GOVERNO DO MARANHÃO PARA QUE APERFEIÇOEM AS PROPOSTAS DE CONVÊNIOS COM GOVERNO FEDERAL

O Governo do Estado vem capacitando centenas de gestores para que consigam fechar convênios com a União e receber mais recursos federais. Uma das principais ferramentas para isso é a Rede SICONV.

O projeto dá cursos para servidores de prefeituras e do próprio Governo do Maranhão para que aperfeiçoem as propostas de convênios com governo federal. A União mantém à disposição dos municípios uma série de recursos, mas é preciso preencher as exigências para que eles sejam liberados. Isso se dá por meio dos convênios.

Uma proposta feita sem os conhecimentos necessários torna inviável a celebração desses convênios. O objetivo da Rede SICONV, portanto, é tornar essas propostas bastante sólidas, trazendo mais recursos federais para as cidades maranhenses.

Além dos servidores, organizações da sociedade civil aptas a celebrar convênios com a União também têm sido capacitadas.

Mais de 200 gestores

Até agora, foram feitas cinco rodadas de treinamento dos gestores. Foram capacitados 215 representantes de 73 prefeituras, 23 órgãos estaduais e sete organizações da sociedade civil.

Os participantes receberam as devidas orientações sobre projetos sociais, formalização e celebração de convênios.

Ainda haverá mais três rodadas de capacitação neste ano, entre agosto e dezembro. Desta vez, os temas serão 'execução de convênios' e 'contratos de repasse'.

As 73 prefeituras que participaram dos cursos representam 34% dos municípios do Maranhão. Em relação aos órgãos estaduais, a taxa alcançou 60% das secretarias.

Até o fim de 2017, a previsão é de capacitar mais de 500 gestores, chegando a 70% das cidades em todo o estado e 90% dos órgãos e secretarias estaduais.

Site

Todos os cursos são gratuitos. Os interessados em saber mais ou participar dos cursos podem acessar o site www.redesiconv.ma.gov.br ou mandar um email para redesiconvma@secap.ma.gov.br.

Além da capacitação, a Rede SICONV também faz, por meio do site, um trabalho de seleção dos programas aptos para as prefeituras e organizações sem fins lucrativos no Maranhão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário