sexta-feira, 9 de junho de 2017

GOVERNO ENTREGA MAIS 6 AMBULÂNCIAS E ATINGE MARCA DE 92 MUNICÍPIOS


O GOVERNO DO ESTADO INVESTIU R$ 160 MIL POR CADA UMA DAS SEIS NOVAS AMBULÂNCIAS – ADQUIRIDAS POR MEIO DE EMENDA PARLAMENTAR E RECURSOS DO TESOURO ESTADUAL
ambulancia
Outras seis novas ambulâncias foram entregues pelo governo do Estado nesta sexta (9). (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Flávio Dino fez a entrega de mais seis ambulâncias na tarde desta sexta-feira (09), em solenidade realizada no Palácio dos Leões. Os novos veículos irão atender os municípios de Brejo, Presidente Dutra, Santo Amaro, São Roberto e Sucupira do Riachão, além do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru. Ao todo, o Governo do Estado entregou 92 novas ambulâncias em 2017, fortalecendo o apoio às gestões municipais e a rede de saúde integrada.
Os veículos são equipados com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Eles podem ser utilizados como Unidade de Suporte Avançado (USA) e possuem sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro à pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. O Governo do Estado investiu R$ 160 mil por cada uma das seis novas ambulâncias – adquiridas por meio de emenda parlamentar e recursos do Tesouro Estadual.
“Com esse gesto, fazemos questão de sublinhar a nossa preocupação com as variadas situações dos sistemas de saúde dos municípios”, afirmou o governador Flávio Dino, que elencou uma série de investimentos que o Governo do Estado está realizando na área mesmo em momento de aguda crise econômica nacional e diminuição dos repasses federais. “Governar hoje é, sobretudo, administrar escassez. A entrega das ambulâncias é um jeito, uma forma prática e rápida que nós encontramos de dar conta de uma das várias demandas que recaem sobre os senhores”, disse o governador aos prefeitos.

O secretário de Estado da Saúde, ressaltou que o Governo do Estado chegou a, praticamente, metade da meta atribuída de entregas de ambulâncias para o ano de 2017 com mais de 90 municípios já contemplados.
“A gente quer chegar aos 217 municípios até o final deste ano. Reorganizando a malha sanitária do estado que estava muito precária. Infelizmente ao longo do tempo os municípios foram perdendo a capacidade de adquirir esses veículos. Com essas ambulâncias, a gente leva mais segurança aos pacientes e ao próprio corpo médico, que faz o transporte regularmente dessas pessoas”, realçou.
Outras seis novas ambulâncias foram entregues pelo governo do Estado nesta sexta (9). (Foto: Gilson Teixeira)
Outras seis novas ambulâncias foram entregues pelo governo do Estado nesta sexta (9). (Foto: Gilson Teixeira)

Para o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, a ambulância será muito importante para a cidade porque ela é pólo de uma grande região do Maranhão e conta com muita movimentação de pacientes. “A gente recebe esse veículo com muita gratidão. No momento em que estávamos precisando. E o povo agradece pela ação do Governo de estar distribuindo ambulância não só para a nossa cidade, mas para todas as outras do Maranhão”, destacou o gestor.
A prefeita de Sucupira do Riachão, Gilza Ribeiro, explicou que o município tem duas ambulâncias que não funcionam muito bem para atender o Hospital de 20 leitos, mas que agora terá um veículo de qualidade para realizar o transporte dos pacientes. “Parabenizo o governador Flávio Dino por essas quase 100 ambulâncias entregues e eu estava na expectativa. Graças a Deus recebi essa notícia maravilhosa e só quero agradecer o Governo por ter olhado pela cidade de Sucupira”, realçou a gestora.

Também receberam as chaves da ambulância das mãos do governador Flávio Dino os prefeitos de Brejo, Zé Farias, e São Roberto, Mundim do Luizão, o vice-prefeito de Santo Amaro, José Ernane Bruzaca, e o diretor geral do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, Josivaldo de Jesus Veras. Participaram da solenidade os deputados estaduais Othelino Neto e Antônio Pereira, além do secretário Márcio Jerry (Comunicação Social e Assuntos Políticos) e de vereadores e lideranças políticas dos municípios beneficiados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário