quinta-feira, 8 de junho de 2017

SOB O COMANDO DO TENENTE-CORONEL EURICO, ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CAI PELA METADE EM MENOS DE 4 MESES NA ÁREA DO 15º BPM.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO E OCR SERÃO IMPLANTADOS EM BACABAL
                              

O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Bacabal, Tenente-coronel Eurico, esteve na tarde de hoje (8) no Studio da TV Difusora, afiliada do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), no programa “ Na Hora D”, apresentado por Samuel David, onde falou da sua atuação frente ao comando do Batalhão. O Tenente-coronel Eurico assumiu as rédeas do BPM no dia 21 de fevereiro de 2017 e desde então, implantou em todas as cidades de sua competência, as operações “Cerco Total e Poseidon”, presentes  nos municípios de Bacabal-MA, São Mateus-MA, Alto Alegre do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D’água das Cunhas, Vitorino Freire, Altamira do Maranhão, Brejo de Areia Marajá do Sena, Paulo Ramos e Bom Lugar,  perfazendo um total de treze municípios, com uma população estimada em 450 mil habitantes.

O objetivo das operações é o combate desde o simples furto de uma bicicleta a um roubo de proporções consideráveis o que inclui quadrilhas, inclusive de outros estados, estando o policiamento atento a pessoas que portam armas de fogo ou brancas, dirigem sob o efeito de substâncias alcoólicas ou psicoativas, vias de fato, rixas, crimes contra a vida e em especial o cerco contra o tráfico de drogas.

]
Os resultados não demoraram a aparecer. Em menos de quatro meses os índices de criminalidade caíram pela metade em toda a área do 15º BPM. Só no quesito trânsito, mais de 70 (setenta) motos roubadas ou furtadas já foram recuperadas. Só em Bacabal foram 30 (trinta). Assaltantes foram presos, drogas e armas branca e de fogo foram apreendidas. Os crimes contra a vida caíram vertiginosamente e roubo de celular praticamente foi extinto, tudo isso, graças ao policiamento ostensivo reforçado e as abordagens feitas a pessoas e veículos.

Com relação ao roubo e furto de veículos, o comandante do 15º BPM, pediu aos proprietários mais cautela ao estacionarem os seus bens móveis, ou seja, que procurem locais iluminados, movimentados e que ao se distanciarem, os veículos estejam totalmente fechados e travados, o que dificultaria o roubo ou furto dos mesmos.

O Tenente-coronel Eurico também enfatizou que até o final do ano, a cidade de Bacabal estará incluída no sistema de videomonitoramento.  Esta semana o comando do 15º BPM recebeu a visita do Coronel PM Vaz, chefe do Centro Integrado de Operações Policiais da secretaria de Segurança Pública do Estado e toda a sua equipe, que estiveram na cidade com o propósito de mapear alguns pontos estratégicos para a implantação das câmaras, como pontos de observação na BR-316, nas ruas Teixeira de Freitas, Frederico Léda, Maranhão Sobrinho, Estrada da Bela Vista, Getúlio Vargas, Avenida Joao Alberto de Souza, dentre outros locais. “Estas câmaras, tem um zoom de até 2km e giro de até 360º o que facilitará e muito o serviço policial”, disse.

Além do serviço de monitoramento, Bacabal também será agraciado como sistema OCR (Optical Character Recognition), uma tecnologia que reconhece caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos, ou seja: são radares que fornecerão informações completas sobre qualquer veículo, especialmente sobre roubo e furtos e documentação atrasada.

No final da entrevista o Tenente-coronel Eurico agradeceu o empenho dos seus comandos que não têm medido esforços para o desempenho das suas funções, o que tem sido primordial para os resultados até aqui alcançados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário