quarta-feira, 5 de julho de 2017

MAIS SETE ÔNIBUS ESCOLARES SÃO ENTREGUES E GOVERNO ATINGE MARCA DE 71 VEÍCULOS DOADOS PARA MUNICÍPIOS

NESTA FASE DE ENTREGA FORAM BENEFICIADOS OS MUNICÍPIOS DE SANTA LUZIA, ZÉ DOCA, VARGEM GRANDE, SÃO BENTO, AMARANTE DO MARANHÃO, SÃO BENEDITO DO RIO PRETO E PIRAPEMAS


Em continuidade à política de apoio aos municípios maranhenses, o governador Flávio Dino entregou sete ônibus escolares em solenidade realizada, na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio dos Leões. A iniciativa faz parte do programa Escola Digna e é uma das ações estruturantes da nova educação do Maranhão. Ao todo, o Governo do Estado já beneficiou 71 municípios com a doação de veículos modernos e equipados para o transporte dos alunos das redes estadual e municipal.
Nesta fase de entrega foram beneficiados os municípios de Santa Luzia, Zé Doca, Vargem Grande, São Bento, Amarante do Maranhão, São Benedito do Rio Preto e Pirapemas. Logo nos primeiros meses de gestão, o governador Flávio Dino instituiu, por meio da Lei 10.231, o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA) para garantir acesso a meios de transporte e transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizam, nos seus respectivos territórios, o transporte escolar dos alunos maranhenses.
Flávio Dino destacou que, no Maranhão, o Governo do Estado procura praticar o espírito de parceria para a superação dos efeitos da crise econômica que atinge todo o Brasil, sobretudo os estados que mais dependem dos repasses federais. “Sabemos que o transporte escolar é um drama por conta da extensão dos municípios, das dificuldades infraestruturais e estamos procurando minimizar isso. Estamos formatando uma nova proposta do Peate, uma iniciativa pioneira que introduzimos no nosso Governo, e trabalhando em uma ideia de revisão para apoiar ainda mais os municípios”, ressaltou.
O governador afirmou que, com a entrega de mais sete veículos, já são 71 ônibus escolares, além de duas lanchas, que estão beneficiando os estudantes maranhenses. “Nas próximas semanas vamos entregar mais 20 e com isso vamos completando progressivamente essa ação de apoio aos municípios que abrange viaturas policiais, motoniveladoras, ambulâncias e também ônibus escolares para garantir esse apoio aos serviços que são de interesse geral”, informou.
Ele realçou também que o ônibus escolar “é um equipamento com múltiplas funções”. A imediata de transportar os estudantes e o efeito mediato que se deve evidenciar, de ser um estímulo contra a evasão escolar. “Esse é de fato um grande drama da educação do nosso estado e que impacta nos indicadores muito fortemente porque a evasão escolar, assim como a defasagem, são dramas que vivemos há décadas e que explica o fato do Maranhão ter, antes do nosso Governo, andado para trás no IDEB”, disse Flávio Dino.
Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, “não podemos ter uma Escola Digna sem um transporte escolar digno”, pensando nisso, o governador Flávio Dino determinou a ajuda aos municípios, não apenas para o transporte dos alunos da rede estadual, mas também da rede municipal. “Já estamos aguardando a entrega de mais veículos e estamos com 50 ônibus em processo de aquisição. Até o final do ano faremos essa entrega”, sublinhou.
De acordo com o secretário, o objetivo é fazer com que mais de 100 municípios do Maranhão recebam transporte escolar digno para, não apenas transportar os estudantes, mas ajudar a permanência deles nas escolas. “Isso é muito importante para a gente. Ajuda na melhoria da qualidade do ensino, na melhoria do IDEB, que é um dos nossos focos principais dentro do programa Escola Digna”, destacou Felipe Camarão.

Prefeitos elogiam iniciativa

Governo entrega mais sete ônibus escolares para municípios maranhenses. (Foto: Handson Chagas)
Governo entrega mais sete ônibus escolares para municípios maranhenses. (Foto: Handson Chagas)                      
Os prefeitos receberam as chaves dos ônibus escolares das mãos do governador Flávio Dino e elogiaram mais uma iniciativa de apoio aos municípios. “Todos nós sabemos que o ônibus não só viabiliza o acesso da criança à escola, mas como a permanência dela na escola. O Governo está de parabéns por essa atenção aos municípios, não só pelo transporte escolar que nós estamos recebendo, mas pelas escolas dignas, um programa de muita relevância no nosso estado, e todos esses programas que favorecem, ainda mais, o aumento do índice da educação em nossos municípios”, pontuou a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho.
Quem também elogiou a iniciativa foi o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Maurício. “A entrega desses ônibus mostra a parceria do Governo do Estado em apoiar os governos municipais. Isso fica bem claro com mais essa ação”, disse. Ele explicou que uma das grandes responsabilidades da gestão municipal é fazer o transporte com qualidade e com dignidade dos alunos. “Então esse ônibus vem ajudar, sem dúvida nenhuma, o fortalecimento desse transporte escolar. É uma coisa que ajuda muito o nosso município”, completou o prefeito.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Othelino Neto, Carlinhos Florêncio, Fábio Braga, Fábio Macedo e Sérgio Vieira; além dos prefeitos Josinha Cunha (Zé Doca), Carlinhos Barros (Vargem Grande), Joice Marinho (Amarante do Maranhão) e Dr. Iomar (Pirapemas).
Já receberam ônibus escolares os seguintes municípios: Afonso Cunha, Água doce do Maranhão, Alcântara, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Apicum Açu, Araioses, Arame, Arari, Bacurituba, Balsas, Barão de Grajaú, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Bom Jesus das Selvas, Brejo de Areia, Buriti, Cajapió, Cajari, Capinzal do Norte, Cedral, Centro Novo do Maranhão, Colinas, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Fortuna, Governador Newton Belo, Itaipava do Grajaú,  Jenipapo dos Vieiras, Junco do Maranhão, Lago do Junco, Lagoa do Mato, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Morros, Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, Pio XII, Poção de Pedra, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Paraíso, São João do Sóter, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís Gonzaga, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia, Tutóia,  Vila Nova dos Martírios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário