domingo, 2 de julho de 2017

NOVAS ESCOLAS: "PARA MIM ERA IMPOSSÍVEL", DIZ PROFESSORA DE UMA DAS TRÊS ESCOLAS DIGNAS INAUGURADAS PELO GOVERNO EM NOVA OLINDA E SANTA LUZIA DO PARUÁ SEXTA (30)


COM A ENTREGA DAS DUAS ESCOLAS DIGNAS, EM SUBSTITUIÇÃO A ESTRUTURAS INADEQUADAS PARA ENSINO E O APRENDIZAGEM, O GOVERNO DO ESTADO CHEGA A 18 ESCOLAS ENTREGUES, COM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 3.300 ALUNOS
A educação no Maranhão passa por uma revolução com as ações do programa Escola Digna. Na última sexta-feira (30), o governador Flávio Dino entregou mais três unidades – duas na cidade de Nova Olinda e uma em Santa Luzia – e deu continuidade ao maior programa educacional da história do Maranhão e um dos maiores do Brasil.

A primeira parada da comitiva do Governo do Estado foi no povoado Plano B, em Nova Olinda do Maranhão. A Escola Digna entregue substitui a antiga estrutura de tábua e possui duas salas de aula, secretaria, banheiros adaptados, cozinha, pátio, entre outros, e vai beneficiar 32 estudantes. Na nova unidade, a agora professora Daianis dos Santos era só alegria com o novo emprego e por agora ter um espaço digno para os seus dois filhos estudarem.

Só ouvia dizer: ‘um dia Plano B vai ter uma escola adequada, uma escola digna’. Para mim era impossível. E hoje a gente está aqui com uma escola maravilhosa. Só tenho a agradecer a Deus e ao governador”, disse Daianis, que fez um discurso cheio de irreverência e emoção na solenidade de entrega ao falar sobre a educação e a realização dos sonhos na vida das pessoas.

Sonho realizado para família com 21 filhos

Mãe de 21 filhos, dona Antônia Ferreira realizou, nesta sexta-feira, um sonho antigo, acalentado há décadas, de matricular os filhos em uma escola perto de casa. "Meu marido morreu tentando conseguir uma escola para educar meus filhos, que não tiveram estudos e esperaram esse tempo todo pra estudar. Pena que meu esposo não tá mais aqui para ver esse sonho realizado. Mas nós conseguimos, com muita luta. Até eu vou estudar agora pra aprender a escrever meu nome", disse enxugando as lágrimas.

Dona Antônia é moradora de um povoado a 35 km da sede de Nova Olinda, o povoado 6ª Quadra da B5 que ganhou uma escola totalmente equipada, pronta para atender as 20 famílias que vivem na comunidade.

A filha de dona Antônia, Patrícia Ferreira, destacou que os quatro filhos vão ter uma oportunidade que ela não teve. "Não tive acesso ao estudo. Hoje meus filhos vão poder estudar nessa escola e eu trabalhar nela. Agradeço ao governador Flávio Dino porque eu e meus filhos vamos estudar aqui", revelou.

"Todas as pessoas são movidas a sonhos. E hoje tendo essa honra de governar o Maranhão, eu fico muito feliz porque apesar da falta de recursos, da quebra de padrões culturais, todos esses obstáculo estão sendo superados para atender pessoas como dona Antônia que vê, hoje, o sonho de seu falecido esposo realizado com a entrega desta importante escola", ressaltou o governador Flávio Dino.

"É uma honra para mim, como gestor de educação deste estado, saber que os filhos e netos dela [dona Antônia] podem agora estudar em uma escola digna e ela também na EJA. Esta é uma prova viva da transformação social que é o programa Escola Digna, a senhora é um exemplo de que a vida das pessoas pode ser transformada por um governo sério, que aplica os recursos de forma correta", destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A prefeita de Nova Olinda, Iraci Weba, destacou o ineditismo da ação do Governo do Estado na zona rural do município, e enfatizou que, pela primeira vez, viu um governador visitar os povoados da cidade. “Primeira vez que vemos ações na área rural, uma área carente e é muito importante para a nossa população essas obras na área da educação”, pontuou.

Com a entrega das duas escolas dignas, em substituição a estruturas inadequadas para ensino e o aprendizagem, o Governo do Estado chega a 18 escolas entregues, com capacidade para atender até 3.300 alunos. Além da estrutura educacional, as escolas também são dotadas de um poço artesiano que tem capacidade de abastecer os povoados.

Santa Luzia do Paruá

Em Santa Luzia do Paruá, o governador Flávio Dino também inaugurou uma nova escola, no bairro Vila Verde, o CE Professor Francisco Xavier Rodrigues do Carmo, melhorando as condições do ensino e da aprendizagem para 742 estudantes, que estudavam em um prédio cedido pela rede municipal de ensino. Para a construção da unidade foram investidos R$ 984.698,23. Na ocasião, o Governo do Estado também entregou 2.532 uniformes escolares para todos os alunos do ensino médio do município.

A gestora geral da escola, Ozielita de Sena Coelho, agradeceu a presença do governador Flávio Dino na inauguração de uma obra tão significativa. “Nós só temos a agradecer. É um sonho realizado. 15 anos que o anexo esperava realizar esse sonho”, exaltou a professora. O aluno Allex dos Santos, de 16 anos, disse que agora os alunos possuem uma estrutura digna para desenvolver suas potencialidades. “Vai ser mais fácil de se concentrar. Os quadros são novos, vai ficar mais fácil para os professores darem aula”, realçou.

Ainda em Santa Luzia, o governador Flávio Dino visitou as obras do Hospital Regional, que está 40% concluída e possui 72 leitos para atender toda a região. “Desde o começo do nosso Governo estamos mostrando o caminho certo para a saúde no Maranhão, que é o investimento em hospitais que resolvam de verdade os problemas da população. Por isso é nossa determinação que essa obra seja concluída até o final do ano”, explicou.  Além disso, ele garantiu a implementação do Mais Asfalto, além de investimentos de R$ 3 milhões em água e outras ações no município.
                                        
                               

                    
                                
                 
                               
                     
                     
                              

Nenhum comentário :

Postar um comentário