Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

GOVERNADOR ENTREGA OBRAS E LEVA INVESTIMENTOS A BEQUIMÃO E PINHEIRO NESTA TERÇA (29)

UM SONHO ANTIGO DO POVO DA BAIXADA MARANHENSE, NO GOVERNO FLÁVIO DINO  TORNOU  REALIDADE 
                                                                                                            
Reivindicação antiga de quem mora em Bequimão e entorno, que vai garantir mais acesso e mobilidade, a Ponte do Balandro será entregue pelo governador Flávio Dino nesta terça-feira (29), a partir das 9h. O governador cumpre agenda no município e realiza ainda inauguração de equipamentos sociais, entrega de itens escolares e melhorias no sistema de abastecimento de água com novos poços.
Toda em concreto armado e construída sobre o Rio Itapetininga, a Ponte do Balandro recebeu investimentos do Governo de mais de R$ 2,9 milhões. Os serviços contemplaram, ainda, a recuperação da estrada que dá acesso ao bairro do Balandro e povoados vizinhos. A nova Ponte do Balandro mede 72 metros de comprimento e 12 metros de largura, com duas pistas para veículos e uma passarela de cada lado para pedestres.
Além dos moradores da sede, a construção beneficia também os povoados Santa Vitória, Barroso, Floresta, Santana, Centrinho de Santana, Juraraitá, Beirada, Cai-Cai, Iribuí, Itaputíua, Calhau, Ponta do Soares, Carrapicho e Sassuí, além de encurtar a distância para quem mora na região de Jacioca, alcançando milhares de pessoas. O financiamento foi viabilizado junto ao BNDES e a licitação aconteceu em 2014. As obras iniciaram mas foram paralisadas, sendo retomadas no início de 2016, já na atual gestão.
A população em situação de risco e vulnerabilidade ganha equipamento de assistência social com mais qualidade e estrutura para atender à demanda. Prosseguindo a agenda, o governador inaugura o novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município.
O prédio conta com mobília, informatização e administração, sala de recepção; de atendimento familiar; banheiros masculino, feminino, para funcionários e adaptado para deficientes; almoxarifado; copa; sala multiuso; e sala de coordenação e administração.
A unidade conta com equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, orientadores sociais, educadores físicos, terapeutas, técnicos da área de saúde, cadastradores para realizar os atendimentos.
O CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, programa Minha Casa, Minha Vida. Atua, ainda, no acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, incentivo à geração de trabalho e renda.
Encerrando a agenda de Governo em Bequimão, o governador entrega mais de 2,2 mil uniformes a estudantes da rede pública; e cinco poços melhorando a rede de abastecimento de água para mais de 250 famílias dos povoados Marajatiua, Mojó, Frederico, Quindiua e Ramal de Quindiua. A ação integra o programa ‘Água para Todos’.
O objetivo do programa é promover melhor qualidade de vida por meio da implantação de condições sanitárias domiciliares, abastecendo esses municípios com água potável para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola. Com a medida, o Governo do Maranhão promove o resgate da cidadania e gera renda, além de solucionar casos de doenças de veiculação hídrica, como forma de reduzir a mortalidade infantil.
Pinheiro
A inauguração de dois equipamentos sociais – uma nova sede do CRAS e outra do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) marcam o início das atividades da agenda do governador em Pinheiro. Dotado de toda a estrutura física, o CREAs vai oferecer serviços especializados e continuados a famílias e pessoas vítimas de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras situações de ameaça.
O foco deste atendimento é a busca é pela reconstrução dos laços familiares e comunitários para a superação da situação apresentada. Realiza ainda atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos.
Ainda na ocasião, o governador Flávio Dino assina ordem para repasse de R$ 300 mil para a Prefeitura, que servirá à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS); assinatura de ordem de serviço para construção da estrada ligando Cujupe a Nunes Freire; e entrega de 15 títulos de terra prosseguindo com as ações de regularização fundiária promovidas pela gestão estadual desde o primeiro ano de mandato.

Nenhum comentário :

Postar um comentário