sexta-feira, 15 de setembro de 2017

HOSPITAL REGIONAL LAURA VASCONCELOS COMEMORA UM ANO DE ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO

MA DE TODOS NÓS:GOVERNO DO ESTADO INVESTINDO NA SAÚDE 

Por Jessica Wernz/SES

O Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal, comemora em setembro um ano de atendimento à população do Médio Mearim. A unidade de saúde, entregue em 2016 pelo Governo do Maranhão, já executou mais de 333,2 mil atendimentos especializados e faz parte dos investimentos realizados para a reestruturação dos serviços da rede de saúde no estado. Para a região, o hospital é referência no atendimento especializado e de urgência e emergência, garantindo e ampliando o acesso da população aos serviços públicos de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que a unidade de saúde tem cumprido um importante papel na região. “De forma irresponsável, fecharam o Laura Vasconcelos, deixando a população desassistida e sobrecarregando as unidades de saúde de municípios vizinhos. A população chegou ao ponto de desacreditar da entrega do hospital. É graças aos investimentos da atual gestão, que estamos hoje comemorando um ano de funcionamento dessa importante unidade de saúde”, destacou.

De setembro de 2016 a agosto de 2017, foram realizados 333.266 atendimentos no Hospital Regional de Bacabal. Foram 9.734 consultas médicas especializadas nas áreas de clínica geral, cirurgia geral e ortopedia e traumatologia; 3.630 internações hospitalares; 283.141 exames do serviço de apoio, diagnóstico e terapia (SADT); 10.510 procedimentos ambulatoriais; 10.585 atendimentos de enfermagem e serviço social; e 13.186 atendimentos de urgência e emergência.

Com a Agência Transfusional instalada no Hospital Regional Laura Vasconcelos, mais de 300 atendimentos foram realizados, entre janeiro e agosto de 2017, na área de nefrologia, entre hemodiálises e implantes de Cateter Duplo-lumen (CDL), usado para acesso venoso, para hemodiálise por um curto período.

O diretor clínico do hospital, Elissandro Melo Lobo, enfatizou que a unidade tem cumprido um importante papel na região. “Já somos reconhecidos pelos pacientes pelo atendimento eficaz, pela estrutura disponível no hospital e pelo tratamento diferenciado. São muitos atendimentos e o trabalho não para. A demanda é grande e atendemos da melhor maneira possível todos que buscam os serviços do hospital”, disse.

O Hospital Regional Laura Vasconcelos possui 46 leitos de internação em clínica médica, cirúrgica e ortopédica, 10 leitos de UTI adulto, seis leitos de observação e três para a estabilização de pacientes. Mais de 300 profissionais compõem a equipe do hospital. A unidade alcança uma população estimada em 267.842 mil habitantes, de municípios como Bacabal, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago da Pedra, Conceição do Lago Açu, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Vitorino Freire, Bom Lugar, Olho d’Água das Cunhas, Brejo de Areia e Pio XII.

Pacientes como o motorista Éder Soares, de 32 anos, reforçam a qualidade da assistência oferecida pela unidade de saúde. “Pra mim o atendimento da equipe médica e da enfermagem foi muito bom. Agradeço por ter vindo logo pra cá e ter sido atendido. Já fiz a cirurgia e estou me recuperando para ir pra casa”, contou.


Já fiz cinco cirurgias aqui, estou sendo medicado e o médico está aqui todo dia para me avaliar”, completou o metalúrgico Marco Antônio Morais, 18 anos, morador do município de São Luís Gonzaga do Maranhão.

Programação

Em comemoração ao aniversário de um ano do Hospital Regional Laura Vasconcelos, uma programação especial contemplará pacientes e funcionários, neste sábado (16). As atividades incluem atenção farmacêutica aos pacientes, orientação nutricional para diabéticos e hipertensos e ginástica laboral.

A programação conta ainda com apresentação de grupo musical e o lançamento de uma campanha de doação de sangue, realizada por meio de parceria entre a Agência Transfusional do hospital e o Hemomar de Santa Inês. Haverá ainda atendimento médico em clínica cirúrgica, ortopédica, realização de exames de imagem (ultrassonografia e radiologia) e exames laboratoriais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário