terça-feira, 16 de janeiro de 2018

COMANDANTE GERAL DA PMMA, CORONEL PEREIRA, PARTICIPA EM BACABAL DA HOMENAGEM PRESTADA A POLICIAIS MILITARES QUE ENFRENTARAM O BANDO NOVO CANGAÇO EM JANEIRO DE 2017

A SOLENIDADE MARCOU A ENTREGA DA MEDALHA “BATALHÃO DE SUEZ” AOS POLICIAIS MILITARES DO 15º BATALHÃO DA CIDADE DE BACABAL, DO 19º BATALHÃO DA CIDADE DE PEDREIRAS, 23º BATALHÃO DA CIDADE DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO E DA TROPA ESPECIALIZADA COE (COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS)

Foi realizada  na noite de terça feira  (16), no templo Central da Assembleia de Deus de Bacabal, solenidade religiosa/militar que contou com a presença do comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira. A solenidade marcou a entrega da Medalha “Batalhão de Suez” aos policiais militares do 15º Batalhão da cidade de Bacabal, do 19º Batalhão da cidade de Pedreiras, 23º Batalhão da cidade de São Mateus do Maranhão e da tropa especializada COE (Comando de Operações Especiais), que participaram efetivamente do combate contra o grupo criminoso denominado de “Novo Gangaço”, ocorrido no dia 03 de janeiro de 2017. A iniciativa foi do vereador Coronel Egídio Amaral, juntamente com o comando do CPAI-1 e do 15º BPM de Bacabal.


A solenidade contou com as presenças do Tenente-coronel Everaldo, subcomandante do CPAI-1, que na ocasião representou o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho; do Tenente-coronel Rômulo, comandante do 15º BPM; Major PM Luís Rodrigo, subcomandante do 15º BPM; do Major PM Zadoc, comandante do 23ªBPM da cidade de São Mateus do Maranhão; do Tenente Neres, que representou o comando do 19º BPM da cidade de Pedreiras; do Tenente BM Brandão, que representou o comando do 6º BBM da cidade de Bacabal; do presidente da Câmara Municipal de Bacabal, Edvan Brandao e ainda os vereadores, Venâncio, Reginaldo do Posto, Natália Duda e Regilda Santos. Também participaram do evento os policiais militares recém-promovidos do 15ºBPM, oficiais, demais praças, convidados e membros da Assembleia de Deus.


A solenidade militar teve início com o cântico do Hino Nacional Brasileiro através do Coral Doxa. Em seguida o comandante Geral da PM, Coronel Pereira, mostrou o seu lado artístico ao cantar um hino, sendo aplaudido por todos os presentes.


A palavra de Deus foi ministrada pelo Capelães Major Raposo, que também fazia aniversário de vida e casamento e pelo pastor Leite, que é Tenente PM.
A iniciativa da homenagem teve por objetivo o reconhecimento ao ato heroico dos policiais militares que participaram ativamente do enfrentamento contra o Novo Cangaço. Ação que contou com a participação de outros policiais militares que mesmo de folga, deram o apoio necessário aos demais companheiros de farda, fato que teve repercussão local, estadual e nacional, sendo a cidade de Bacabal, uma das únicas cidades do país onde o perigoso bando “Novo Cangaço” não obteve êxito em sua ação criminosa.


O QUE É A MEDALHA BATALHÃO DE SUEZ:  é uma homenagem prestada àqueles policiais militares e autoridades que de uma maneira ou de outra engradeceram o nome da instituição com seus préstimos. Ao todo foram agraciados 23 (vinte e três) militares.


A  “Medalha Cinquentenário Batalhão de Suez”,  é destinada a homenagear Oficiais Generais das forças armadas, oficiais ou praças das policiais  militares com mais de dez anos de serviço e um bom comportamento, receberam a comenda: o Tenente-Coronel Jurandy Sousa Braga, então comandante do 15º BPM, que por motivo de força maior não compareceu, sendo representado pelo Tenente-coronel Everaldo; 1º Tenente PM Marcone Costa Matos (15º BPM) e o 3º Sargento PM José Hortêncio Pires dos Santos.


A medalha “Ordem do Mérito Batalhão Suez”, é destinada a oficiais generais das forças armadas. Oficiais ou praças das forças armadas e policiais militares, pelo reconhecimento a dedicação e pelos bons serviços prestados a instituição policial militar, muita das vezes colocando em risco a própria vida em prol da segurança da sociedade a que servem.


Receberam a medalha “Ordem do Mérito Batalhão Suez”: os sargentos PM Nielson Henrique Penha Nogueira, José Francisco da Conceição (23º BPM), Gilton dos Santos Sousa (15º BPM); Cabos PM Francisco de Assis  Silva de Araújo (15º BPM); Valdimar Lopes Carneiro (15º BPM), Soldados PM Antonio Carlos de Oliveira Sousa (15º BPM); Daywison Vitto de Oliveira Monteiro (COE); Thiago Phelipe Pereira Da Silva (COE); Thiago de Almeida Pontes (COE); Manuel Costa Alves (COE) e Harrison Anderson Melo Rangel (COE).


A Medalha “Legionários da Paz Batalhão de Suez” é destinada a oficiais generais, oficiais ou praças das forças armadas e policiais  militares com no mínimo dez anos de efetivo serviço e no bom comportamento. Foi agraciado o Cabo PM  Bruno Ricardo Cardoso De Araújo (19º BPM).
A Medalha “Soldado da Paz” é destinada àqueles que lutam pela causa da paz e a preservação da humanidade.


Receberam a Medalha “Soldado da Paz”, os seguintes militares: Soldados PM Maksondeygon Farias Castro Pinto (15º BPM); Edenilson Bruno da Silva De Oliveira (18º BPM); Diego de Sousa Diogo (15º BPM); Renan Oliveira Fernandes (15º BPM); Douglas de Sousa Diogo (15º BPM); Anderson de Sousa Xavier (15º BPM); Fábio Marinho Falcão De Abreu (19º BPM) e Oslain Quixaba Vieira Júnior (15º BPM).


Ainda durante os evento integrantes do Cosar (Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural), homenagearam com placas o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho, comandante do CPAI-1, que foi representado pelo Tenente-coronel Everaldo e também o vereador Coronel Egídio. As placas foram entregues pelo comandante Geral da PMMA, Coronel Pereira.


Em suas falas todas as autoridades foram unanimes e reconhecer a brilhante ação de todos os policiais envolvidos na missão, portanto, merecedores do presente reconhecimento.


O comandante Geral da PM, Coronel Pereira, disse
da satisfação em mais uma vez retornar a Bacabal: “quero aqui parabenizar a todos os policiais militares envolvidos nesta ocorrência.  Quero também parabenizar a todos os recém-promovidos e dizer que estamos lutando para que todos consigam as sua promoções merecidas no tempo certo.  As portas do comando Geral estarão sempre abertas para todos os senhores”, disse.

Nenhum comentário :

Postar um comentário