segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

TRANSPARÊNCIA CONTRIBUI PARA FLÁVIO DINO LIDERAR RANKING DE COMPROMISSOS CUMPRIDOS NO BRASIL

O GOVERNO DE TODOS NÓS ESTÁ A CADA DIA MUDANDO O MA PRA MELHOR. 
Transparência contribui para Flávio Dino liderar ranking de compromissos cumpridos no Brasil. (Foto: Handson Chagas)
                                     Transparência contribui para Flávio Dino liderar ranking de compromissos cumpridos no Brasil.
                        (Foto: Handson Chagas)

Um dos muitos compromissos já cumpridos por Flávio Dino nestes três anos de gestão foi a criação da Secretaria de Transparência e Controle (STC). Esse item também está incluindo no levantamento nacional feito pelo portal G1 que mostrou que Flávio é o governador que mais cumpre compromissos de campanha em todo o Brasil (clique aqui).

De acordo com a pesquisa do G1, Flávio Dino já cumpriu ou está cumprindo 92% dos compromissos de campanha. Isso o coloca como governador mais eficiente em todo o Brasil. Ele também aparece no topo de uma lista com governadores, prefeitos de capital, presidente da República e ex-governantes. São 60 políticos no total (clique aqui).

O G1, do Grupo Globo, mapeou os compromissos assumidos por Flávio Dino e depois foi checar. O portal lembra que, em 2014, ele se comprometeu a criar a pasta sem nenhum novo cargo comissionado: “A estrutura da nova Secretaria será advinda do remanejamento de cargos do gabinete do governador e da Casa Civil. A secretaria irá realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios”
O estudo afirma que “a secretaria foi criada pelo governador no primeiro dia de mandato. A secretaria se tornou o órgão central do Sistema de Controle Interno, sucedendo a Controladoria-Geral do Estado”.

Resultados
Desde a criação da STC, o Maranhão deu um salto histórico no tratamento e na divulgação das informações governamentais. Até 2014, muitos dados e números sobre as contas estaduais não estavam disponíveis ao público em geral, impedindo o acompanhamento e a fiscalização adequados.

Em 2014, a nota do Maranhão era nota zero no principal ranking de transparência das contas públicas. Com as mudanças tomadas pela atual administração, o Maranhão passou a ocupar o topo do ranking da Transparência no Brasil inteiro.
Em 2015 e em 2017, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou a Escala Brasil Transparente, e o Maranhão obteve nota máxima.
Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que, entre os Estados brasileiros, o Maranhão é exceção na transparência com as informações públicas. Segundo o estudo, a atual gestão agiu para dar transparência às informações. Entre as medidas citadas, está a justamente a criação da Secretaria de Transparência e Controle.
Para os pesquisadores da FGV, a atual gestão, ao assumir em 2015, demonstrou interesse em “’abrir as portas e deixar a luz entrar’ em uma das mais retrógradas administrações estaduais do Brasil e dar visibilidade ao que o governo do estado havia se tornado”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário