terça-feira, 17 de abril de 2018

ALEGRIA E EMOÇÃO MARCAM ENTREGA DA ESCOLA DIGNA DO POVOADO MENDONÇA EM PERITORÓ

CUIDEM DA SUA NOVA ESCOLA, QUE A GENTE OLHE SEMPRE PARA O FUTURO, PORQUE ANTES NÃO TINHA E AGORA TEM”, ENFATIZOU O SECRETÁRIO FELIPE CAMARÃO DURANTE A SOLENIDADE


“Eu estudava em um casebre que não tinha cadeira, não tinha pote, não tinha banheiro, e se a gente tivesse que ‘mijar’ ia para detrás da escola”, revelou Jairo Rodrigues da Silva, de 11 anos, ao descrever a antiga sede da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada no povoado Mendonça, em Peritoró que, nesta terça-feira (17), recebeu do Governo do Estado uma Escola Digna.
A escola, que foi fundada em 2000, funcionou durante anos em uma casa de taipa, sem nenhuma estrutura. Em 2016, depois de denúncia da comunidade, através de um vídeo divulgado nas redes sociais e teve repercussão nacional, passou a funcionar na sede da Associação de Moradores e, mesmo assim, somente uma sala para 66 alunos, em dois turnos.
Para o professor Gilberto Alves Sousa, que leciona há 18 anos no povoado Mendonça, é uma alegria muito grande receber uma escola nova e digna. “É importante e linda essa escola que recebemos hoje, porque a nossa escola sempre foi um barracão. E hoje nós temos uma escola digna, com um espaço físico que traz muita melhoria para o aprendizado das nossas crianças”, afirmou o professor Gilberto.
 

Já para a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Francicleide Campelo, o sentimento é só de gratidão. “Sou muito grata por estar presenciando e fazendo parte desse momento tão maravilhoso. O povo da comunidade Mendonça é muito acolhedor e merece essa escola digna”, enfatizou a diretora.
Construído com recursos da ordem de R$ 388.595,87, em parceria com a empresa Algar, o novo prédio escolar será entregue totalmente equipado com duas salas de aula, pátio, banheiros acessíveis, cozinha, entre outros espaços, que visam garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de aproximadamente 66 estudantes matriculados na escola.


Adicionar legenda
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do secretário de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Rodrigues; dos deputados estaduais Vinícius Louro e Fábio Macedo; do prefeito Pe. Josias Lima Oliveira; do gerente industrial da Algar, Edinir Ribeirão, além de autoridades locais, comunidade de Mendonça e povoados vizinhos.
“Me sinto alegre e feliz de receber aqui em Peritoró mais uma escola do Programa Escola Digna. Agora, nós temos quatro escolas dignas, nos povoados Bacuri, Peritoró dos Pretos, Santa Maria e hoje em Mendonça, uma escola linda e muito bem feita que trará muitas alegrias não só para as famílias de Mendonça, mas também para as famílias de Limeira e Frei Solano”, afirmou o prefeito Pe. Josias Lima Oliveira.
“Estou muito feliz mesmo em estar aqui em Peritoró entregando a quarta escola digna para a cidade. Essa escola que é simbólica, aqui no povoado Mendonça, por toda a repercussão que um simples vídeo, gravado pelo jovem Eric, protagonizado pelo pequeno Taylan, onde ele falava que o seu sonho era ter apenas uma escola, hoje está aqui concretizado, neste lindo equipamento escolar. Essa escola é fruto de uma grande parceria entre o Governo do Estado, prefeitura e empresa Algar, com o apoio da Assembleia Legislativa. Em nome do governador Flávio Dino eu agradeço as parcerias e o carinho. Cuidem da sua nova escola, que a gente olhe sempre para o futuro, porque antes não tinha e agora tem”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Contrapartida Social

 
A construção da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição foi realizada por meio de contrapartida social entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e a empresa Algar. Além dessa escola, diversas outras contrapartidas sociais estão sendo feitas no Estado, visando contribuir com o desenvolvimento do Maranhão.
“Essa é mais uma escola que foi construída em parceria com a Seinc e empresa privada por meio de contrapartida social. Essa foi uma determinação do Governador Flávio Dino, e Peritoró foi um pedido do ex-secretário Simplício Araújo, que foi prontamente atendido pela Algar”, pontuou o secretário da Seinc, Expedito Rodrigues.
“A empresa tem feito contrapartida devido o que ela tem conquistado no Maranhão. Essa forma de compensação que o Governo do Estado propôs para a empresa é muito boa. Essa já é a segunda escola feita por meio dessa iniciativa. A gente se sente muito feliz”, finalizou o gerente industrial da Algar, Edinir Ribeirão.

Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição antes do Escola Digna.
 (Foto: Lauro Vasconcelos)

Nenhum comentário :

Postar um comentário