quinta-feira, 28 de junho de 2018

O ÊXITO DE FELIPE CAMARÃO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO


FELIPE CAMARÃO NO COMANDO DA EDUCAÇÃO É UM ORGULHO PARA O MARANHÃO.
 
O governo Flávio Dino é reconhecido nacionalmente por seus feitos em meio a maior crise da história do Brasil. A evolução é visível em todas as áreas. Mas há uma em que uma verdadeira revolução está em curso, a educação, e um dos responsáveis por esse reconhecimento nacional é o secretário Felipe Camarão.
Quadro novo na equipe do Estado, o jovem tem se mostrado um exímio técnico na atual gestão, onde já passou, com êxito, pelas secretarias de Gestão e Previdência; Cultura; e Governo, até chegar à Educação, onde tem se destacado pela coragem, determinação e empenho naquilo que faz.
Felipe Camarão iniciou na gestão pública ainda no governo Roseana, quando comandou o Procon, mas a desorganização da administração como um todo era tão grande que ele não teve a chance de desenvolver o seu trabalho.
Mas na educação do Maranhão, Felipe Camarão ganhou projeção estadual pelo trabalho reconhecido inclusive por adversários políticos.
Hoje, o Estado paga a maior remuneração para os professores do país, fruto do diálogo e da boa relação que o secretário tem com os profissionais. Ele jamais teve que encarar uma greve da categoria durante a sua gestão, e ainda concedeu, nos últimos 3 anos, mais de 22 mil progressões, promoções, titulações e estímulos.
Outro programa que salta aos olhos do Brasil é o Escola Digna. Ao todo, já são mais de 750 unidades construídas, reconstruídas e reformadas pelo governo, em números que se superam, inclusive, o do saudoso Leonel Brizola. A substituição das escolas de barro e palha por estruturas de alvenaria está mudando a forma de se fazer educação no Maranhão.
O ensino em tempo integral é outra marca da gestão de Felipe Camarão. O números de escolas nessa modalidade passou de zero em 2014 para cerca de 50 em 2018. São milhares de estudantes beneficiados com ensino de qualidade e com estrutura que antes no Maranhão só era possível encontrar em escolas particulares.
A gestão de Felipe Camarão foi responsável por realizar concurso público para 1.500 professores com carga horária de 40h pela primeira vez na história, incluindo 230 vagas para profissionais da Educação Especial. Houveram também inéditos concursos internos para ampliação de jornada e unificação de matrículas docente, beneficiando 1.200 professores em 2017 e mais 1200 em 2018.
Outro símbolo da mudança promovida na educação do Maranhão é a gestão democrática nas escolas com eleição para gestor em 2015 e 2016, envolvendo mais de 600 mil pessoas das comunidades escolares.
Nos municípios mais pobres, o analfabetismo está diminuindo com a implantação do programa “Sim, Eu Posso”, em parceria com o MST. Já são mais de 700 mil fardamentos escolares distribuídos. Aumentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Avança – Programa de Regularização do Fluxo Escolar é um sucesso.
As conquistas são inúmeras. E por trás delas está o nome de Felipe Camarão, que se mostra ser um nome de futuro promissor na política.

Do Marrapá

Nenhum comentário :

Postar um comentário