sábado, 2 de março de 2019

APÓS REFORMA, CÂMARA MUM. DE O. D.DAS CUNHÃS, REALIZA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2019.

NA ORDEM DO DIA, DUAS MATÉRIAS E UM PEDIDO DE REPRESENTANTES DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA USO DA TRIBUNA.
Sob o comando do Presidente, vereador  Enock Correa de Paula (PSD), a câmara municipal de Olho d’Água das Cunhãs, MA, realizou  na manhã de sexta feria 01/03, a primeira sessão ordinária de 2019, inicialmente, Enock, agradeceu a Deus e ficou feliz com a presentes de todos. 
Ele também justificou a ausência do Vereador Antonio Piauí(SD) ele se encontrava na capital, tratamento de saúde e ratificou que a sessão era pra ser realizada dia 15 /02, mas devida a obra de reforma no prédio, não foi possível naquela data, hoje a casa está mais confortável, tem rampa de acessibilidade, a galeria por exemplo, tem ar-condicionado, entre outras modificações para o bem está de todos.   Um destaque, antes da sessão foi oferecido um café da manhã para os presentes.
Na abertura dos trabalhos, o Pastor Juba, da Assembleia de Deus Madureira , fez  uso da tribuna ,  uma oração dando boas vindos a todos. O presidente, convidou amigos e familiares, para se fazer presente na sessão de abertura do ano letivo 2019.
Na pauta do dia, três  matérias, a  Resolução 001/2019 de autoria do Legislativo, que cria, o Diário Oficial Eletrônica da câmara municipal, que dará  transparência as ações do poder legislativo, a outra matéria, o projeto de Lei 001/2019 de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender necessidade temporária e excepcional de interesse público, na forma do artigo 37 IX da constituição federal e Lei nº 8.745/93. 

A 3ª Matéria  foi um pedido de representantes dos aprovados no concurso público de Olho d’Água das Cunhãs MA, para usar a tribuna da casa. Os três assuntos em pauta, foram discutidos e aprovados por unanimidade.

Sobre a resolução, os parlamentares, elogiaram o presidente, o vice presidente, Ivo Rodrigues (DEM) falou sobre o assunto e ratificou a importância da ferramenta eletrônica para que a população, acompanhe as ações do legislativo municipal, quando estive no comando desta casa, dei minha parcela de contribuição para que hoje tornasse realidade, parabéns presidente Enock Correa de Paula, finalizou.
Os demais vereadores e vereadoras também falaram sobre o assunto, todos foram unanimes, no tocante a importância do Diário Oficial da Câmara Municipal.

Também foi aprovado por unanimidade, o pedido para uso da Tribuna, oficializado pelo Professor, Eklistton Sousa dos Santos, representante dos aprovados no Concurso. O professor fez uso da palavra na tribuna, em nome dos demais, pediu apoio dos vereadores, para que solicitasse ao Executivo Municipal, não demore da posse aos aprovados, ele falou da recente manifestação e deu detalhes de uma reunião que teve com o  sec. de administração, Senhor Francisco Viana. O assunto sobre denúncia de suposta irregularidade no certame também foi falado pelo professor.

Em seguida, o assessor Jurídico da casa, Advogado Leonardo Colárcio, usou a tribuna, fez uma explanação sobre o projeto de Lei do Executivo Municipal, dando ênfase a matéria.
Sequenciando os trabalhos, o presidente, colocou em votação o pedido e urgência urgentíssima, foi aprovado em seguida, cumprindo o regimento da casa, a matéria foi colocada em discussão.


A amplamente discutida, todos os parlamentares, falaram sobre o assunto, todos seguiram a mesma linha de raciocínio, são a favor dos concursados e torcem para que o executivo resolva logo essa pendencia, porem há uma investigação em curso e por isso, a prefeitura,  tinha urgência em contratar funcionários por um período de (06) meses, caso não fizesse, início do ano letivo seria prejudicado, até que seja concluído a investigação que está em andamento pela justiça. 

O projeto de Lei foi  aprovado por unanimidade.
Após a aprovação o professor, Eklistton Sousa dos Santos, pediu verbalmente para falar novamente na tribuna, a mesa diretora, concedeu mais dois minutos ao mesmo, Eklistton, pediu aos parlamentares que convencesse o Prefeito Rodrigo Oliveira (PDT), que contrate os aprovados, assim os alunos teriam professores com melhor qualidade profissional, tendo em vista que estão mais preparados e foram eles os aprovados, finalizou.

Fotos, antes e durante a Sessão































Nenhum comentário :

Postar um comentário