terça-feira, 21 de maio de 2019

OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS MA, SEDIA REUNIÃO DO CONLAGOS.

FORAM DISCUTIDOS, A INSTALAÇÃO DA CÂMARA TEMÁTICA  PARA GESTÃO DO ABASTECIMENTO REGIONAL DO VALE DO MEARIM E REGULAÇÃO DO SISTEMA DE INSPEÇÃO ANIMAL E VEGETAL.
O Consórcio Público Conlagos em parceria com a AGED/MA reuniu nesta terça 21, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho d'Água das Cunhãs, Secretários e técnicos Municipais de Agricultura; vereadores; e sindicalistas do Vale do Mearim para instalação da Câmara Técnica de Política Intermunicipal de Agricultura. Em pauta a elaboração de Leis Municipais do Serviço de Inspeção Animal e Vegetal Municipal - SIM para formação do SIM CONSORCIADO. 

Os vereadores, Djamim Sousa Lima (PDT), presidente da câmara municipal de Vitorino Freire MA, e Edilson Oliveira Magalhães (PSL) de Olho d'Água das Cunhãs MA, participaram da reunião, os dois parlamentares se comprometeram  se dedicar na elaboração de Leis Municipais do Serviço de Inspeção Animal e Vegetal Municipal - SIM para formação do SIM CONSORCIADO. 

Também entrou na pauta uma Política Institucional Articulada de Assistência Técnica com ações do Estado, municípios e sindicatos rurais.
Para o Secretário Municipal de Agricultura de Vitorino Freire, Jailson de Oliveira, "o objetivo é desenvolver a regulação dessa política a fim de promovermos a gestão de abatedouros frigoríficos através de Parcerias Público Privadas", concluiu. Durante os trabalhos, o Secretário de Agricultura de Olho d'Água, Cledson Oliveira foi eleito Coordenador da Câmara Técnica; e a Médica Veterinária da Secretaria de Agricultura de Vitorino Freire, Hérica Cipriano Lima, ficando com a secretaria da CT da Agricultura. "Eu acredito que demos um passo significativo para buscar o fortalecimento da gestão agrária dos nossos municípios", afirmou Cledson.

A Agência Agropecuária - AGED/MA, tem buscado acompanhar de perto essa movimentação dos gestores municipais promovendo capacitação técnica e estimulando a organização da legislação municipal. Dra Tatiana Viana, Técnica do Escritório Regional de Bacabal, da Agência, argumenta que tão importante quanto fiscalizar, é a promoção da educação. "Não podemos esquivar a nossa participação diante a articulação consorciada desses municípios que juntos buscam superar desafios que sozinhos não conseguem, afirma Viana. 

Já o Diretor Executivo do Conlagos, Ronald Damasceno, vê o momento com bastante confiança para a uma mudança cultural que gere economia, fortaleça a gestão, garanta direitos trabalhistas e promova qualidade de alimentos", enfatiza Damasceno. Ao final dos trabalhos ficou definido que a próxima reunião da Câmara Técnica da Agricultura será no quarta, 19 de junho, no município de Bacabal/MA.

Estiveram presentes , representantes dos municípios de Bacabal, Bom Lugar, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Satubinha e Vitorino Freire.

Nenhum comentário :

Postar um comentário