sexta-feira, 7 de junho de 2019

OS VEREADORES, IVO RODRIGUES E JOÃO SÉRGIO PARTICIPARAM DO ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO MUNICÍPIO LEGAL EM SANTA INÊS MA.

OS DOIS PARLAMENTARES REPRESENTARAM OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS NO EVENTO.

A convite do Ministério Público, os vereadores olhodaguenses, Ivo Rodrigues (DEM) e   João Sérgio Pimentel (PCdoB) participamos  do Encontro Regional de Gestão Estratégica, realizado em Santa Inês. Temas: Município Legal, Acúmulo de cargos, Mais receitas e mais direitos, o evento foi realizado na manhã de quinta-feira 06/06. O vereador Enock Correa de Paula (PSD), presidente da câmara municipal de Olho d'Água das Cunhãs, também recebeu convite, mas por motivos particulares não foi possível participar do encontro.

Os dois vereadores olhodaguenes, falaram da importância do evento, foi amplamente discutido uma pauta em discussão em todo país, o assunto Gestão Estratégica, Acúmulo de cargos, Mais receitas e mais direitos estamos convivendo com o tema no dia, concluíram.

O  6º Encontro Regional de Gestão Estratégica "Município Legal e Gestão Republicana", em Santa Inês. O evento que tem auxiliado os gestores dos executivos municipais e casas legislativas aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença de cerca de 20 prefeitos da região.

Foi apresentado o projeto Cidadão Consciente Gestão Transparente que objetiva promover ações para mobilização das gestões municipais e dos munícipes, visando à tomada de ações no combate aos acúmulos ilegais de cargos e "funcionários fantasmas".
"O Ministério Público não é inimigo dos municípios, não é inimigo dos prefeitos. Pelo contrário, na maioria dos municípios somos parceiros. Isso demonstra uma nova consciência dos gestores", frisou o presidente da Famem. Erlanio Xavier apresentou em gráfico o decréscimo de receita que vem abatendo as finanças dos municípios em todo país.
Em discurso, o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga, destacou o papel do presidente da Famem na defesa da autonomia e prerrogativas dos gestores municipais. "Essa tem sido a tônica da gestão do presidente Erlanio Xavier como presidente da Famem. Entendemos que é através do diálogo e do entendimento que poderemos ir mais longe", afirmou o procurador.

Junto com a Universidade Estadual do Maranhão e em parceria com o Ministério Público do Estado do Maranhão e Tribunal de Contas do Estado-MA, a Famem está desenvolvendo um sistema de monitoramento de tributos.  "Vamos dar o apoio para que todos os municípios montem seu sistema e aumente sua arrecadação para que estes recursos sejam investidos na saúde, infraestrutura e outras áreas de necessidade", destaca.
"Sempre solicitei a colaboração da Famem na arrecadação dos tributos. Estamos muito satisfeitos com este apoio que estamos recebendo. O projeto Município Legal vai ajudar os municípios a se estruturar para realizar a cobrança", disse a prefeita Vianey Bringel.


Nenhum comentário :

Postar um comentário