Páginas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 18 de março de 2020

PROJETO RELATADO POR JUSCELINO FILHO LIBERA RECURSOS PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS

TRATA-SE DO PLP 232/2019, QUE ‘DESENGESSA’ REPASSES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE ESTÃO PARADOS EM CONTAS ESPECÍFICAS. LÍDER DO DEMOCRATAS, EFRAIM FILHO, E PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO MAIA, ENALTECERAM A RELATORIA FEITA POR JUSCELINO.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/2019, que autoriza gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal a utilizarem saldos de repasses do Ministério da Saúde de anos anteriores em serviços de saúde diversos dos previstos e originalmente. Na prática, a medida, que segue para apreciação do Senado Federal, libera os recursos para a melhoria das atividades de enfrentamento do coronavírus.

A proposta, de autoria de Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e outros parlamentares, foi relatada pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) na Comissão de Seguridade Social e Família. “Se essa liberação de verbas ‘carimbadas’ e paradas em contas específicas já era importante em razão da dificuldade financeira das Secretarias de Saúde estaduais e municipais, se tornou essencial diante da pandemia de Covid-19. Trazer o PLP para a pauta prioritária contra o novo vírus foi uma decisão muito acertada dos líderes partidários”, observa Juscelino.

Antes mesmo da crise do coronavírus, o deputado maranhense já preparava um requerimento para que a proposição fosse votada em regime de urgência no plenário da Câmara. A mobilização começou em dezembro do ano passado, quando Juscelino Filho se reuniu com representantes do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na ocasião, representantes da entidade destacaram a necessidade de ‘desengessar’ os recursos para otimizar as ações e serviços oferecidos à população.

Nenhum comentário :

Postar um comentário