quarta-feira, 27 de maio de 2020

EMPRESA ALUGA HOTEL NO PIAUÍ PARA HOSPEDAR 34 TRABALHADORES DA BA COM COVID-19 E PM BARRA ENTRADA

A EMPRESA INFORMOU AO G1 QUE OS COLABORADORES FICARIAM EM QUARENTENA NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO, MAS FORAM TRANSFERIDOS POR ORIENTAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
Caminhão abordado pela PM na cidade de São Raimundo Nonato — Foto: Divulgação /PM-PI

G1 PI -Uma empresa do ramo da construção civil alugou um hotel no município de São Raimundo Nonato, a 536 km de Teresina, para hospedar 34 trabalhadores vindos de Pilão Arcado, na Bahia, com Covid-19, mas os veículos que traziam os trabalhadores foram interceptados pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) na madrugada desta quarta-feira (27) e escoltados de volta até o limite municipal.

Procurada pelo G1, a empresa Andrade Gutierrez, à frente do Consórcio de linhas de transmissão Linhão BA-PI, informou que o consórcio havia alugado o local para hospedar os trabalhadores com os devidos cuidados, mas que a decisão foi remanejada por orientação da secretaria de saúde local. (Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem)

De acordo com a empresa, um funcionário já morreu devido à doença, no domingo (24), na cidade de Buritirama (BA), onde estava internado. Os outros trabalhadores que testaram positivo para a Covid-19 estavam assintomáticos e não precisavam de atendimento médico.
Desta forma, a empresa alugou um hotel no Piauí para hospedá-los, para que eles ficassem em quarentena em São Raimundo Nonato, mas a PM-PI e a Vigilância Sanitária não autorizaram o desembarque dos passageiros e fecharam o estabelecimento que abrigaria os trabalhadores.

Os PMs que estavam trabalhando na operação não se aproximaram dos veículos por medida de segurança. A Andrade Gutierrez comunicou que, após deixar o Piauí, os colaboradores foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lourdes (BA) e Barreiras (BA).
Até o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado nessa terça-feira (26), São Raimundo Nonato havia registrado 51 casos confirmados do novo coronavírus.

Leia a nota da empresa na íntegra:

A Andrade Gutierrez, à frente do Consórcio de linhas de transmissão Linhão BA-PI, informa que 34 funcionários do canteiro de Nova Holanda (BA) testaram positivo para a Covid-19 esta semana, mas estão assintomáticos e cumprem isolamento. Um outro colaborador infelizmente veio a óbito no domingo (24) e teve a doença confirmada depois pela unidade de saúde. Ele comunicou sintomas iniciais à equipe médica do consórcio no próprio dia 24 e foi encaminhado imediatamente para o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Buritirama (BA), onde foi internado, mas apresentou rápida piora em seu quadro de saúde.

 A construtora e o consórcio lamentam profundamente o ocorrido e estão prestando todo o apoio necessário aos familiares. Apesar de não demandarem atendimento médico até o momento, os demais colaboradores foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lurdes (BA) e Barreiras (BA), que contam com maior infraestrutura. O consórcio havia alugado um hotel em São Raimundo Nonato (PI) para hospedá-los com os devidos cuidados, mas a decisão foi remanejada por orientação da secretaria de saúde local. 

Todos os colaboradores do canteiro de Nova Holanda foram testados até a tarde de ontem (26). O consórcio vem tomando todas as medidas de prevenção à Covid-19, com realização de triagem diária de saúde dos funcionários, adequação dos ambientes de trabalho e ampla comunicação. Além disso, a Andrade Gutierrez e o consórcio têm se reunido com as prefeituras das regiões para atualizar o cenário e ressalta que a manutenção do trabalho foi devidamente autorizada pelas autoridades sanitárias.



Por Glayson Costa, Lucas Marreiros e Maria Romero, G1 PI

Nenhum comentário :

Postar um comentário