quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA VACINADA NA BAHIA, ENFERMEIRA É INTERNADA COM COVID

MULHER DE 53 ANOS HAVIA RECEBIDO APENAS A PRIMEIRA DOSE DA CORONAVAC E IRIA TOMAR A SEGUNDA EM 16 DE FEVEREIRO.

Uma enfermeira, uma das primeiras pessoas vacinadas no Brasil, foi internada em um hospital por complicações causadas pela covid-19, após contrair a doença pouco antes de receber a segunda dose da vacina, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (23).

Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada na Bahia e recebeu a dose inicial da CoronaVac no dia 19 de janeiro, mas contraiu a doença três dias antes da segunda aplicação, marcada para 16 de fevereiro.

A infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia, onde a enfermeira está internada, explica que o caso não é "algo excepcional", já que as vacinas costumam oferecer "maior proteção cerca de 20 dias após a segunda dose".

“Três dias antes da segunda dose, ela estava com mal-estar e febre e resolvemos interná-la para observá-la mais de perto, porque ela precisava de oxigênio”, disse a médica em áudio divulgado pelo Governo da Bahia.

Ceuci afirmou que o quadro de saúde do profissional de saúde está estável e que a manifestação da doença também não é um efeito adverso do imunizante.

“Não tem nada a ver com uma reação adversa da vacina. Ela ainda não estava protegida porque só a primeira dose não protege. Ela acabou contraindo o vírus e desenvolveu a doença”, disse.

Ele acrescentou que a eficácia das vacinas é "comprovada cientificamente" para prevenir casos graves de covid-19, mas a comunidade médica ainda não sabe se eles são capazes de prevenir as manifestações mais brandas.

“As vacinas protegem muito bem contra os casos graves e reduzem as hospitalizações, mas ainda não sabemos se são capazes de reduzir as infecções. Ou seja, posso ser vacinado, infectar, não adoecer e ainda transmitir o vírus”, frisou a médica.

Com cerca de 212 milhões de habitantes, o Brasil é um dos países mais atingidos pela pandemia do coronavírus e já acumula mais de 247 mil mortes e 10,2 milhões de infectados.

O país iniciou sua campanha nacional de vacinação em meados de março, no dia 17 de janeiro, com cerca de 12 milhões de doses, mas teve que interromper a imunização em algumas cidades devido à falta de novas doses.

R7

Nenhum comentário :

Postar um comentário