segunda-feira, 1 de março de 2021

ROSA WEBER MANDA MINISTÉRIO DA SAÚDE CUSTEAR LEITOS DE UTI NA BAHIA, MARANHÃO E SÃO PAULO

A DETERMINAÇÃO É MAIS UM CAPÍTULO DA QUEDA DE BRAÇO ENTRE GOVERNOS ESTADUAIS E O GOVERNO FEDERAL NAS MEDIDAS CONTRA A PANDEMIA


O GLOBO 

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo. As decisões foram tomadas no sábado, em três ações separadas, apresentadas por cada estado, e ainda precisam ser confirmadas pelo plenário. Já a pasta diz que o pedido é “desnecessário” porque “vem cumprindo com suas obrigações”.

A ministra determinou que o governo federal volte a pagar pelos leitos que eram financiados até dezembro e que analise “imediatamente” pedidos por novos leitos. Deixaram de ser custeados pelo ministério 3.258 leitos em São Paulo, 462 na Bahia e 216 no Maranhão.

As decisões abrem espaço para que outros estados façam pedido semelhantes. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de leitos habilitados pelo Ministério da Saúde passou de 12.003, em dezembro, para 7.117 em janeiro e 3.187 em fevereiro.

Rosa Weber ressaltou que coronavírus já matou mais de 250 mil pessoas e que escreveu que o “não endereçamento ágil e racional do problema pode multiplicar esse número de óbitos e potencializar a tragédia humanitária”.

A determinação é mais um capítulo da queda de braço entre governos estaduais e o governo federal nas medidas contra a pandemia. Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro minimizou a falta de leitos e disse que “a saúde no Brasil sempre teve seus problemas”.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário