quinta-feira, 22 de abril de 2021

DENÚNCIAS RECEBIDAS EM 2020 AUMENTARAM EM MAIS DE 35%

EM MÉDIA APROXIMADAMENTE 32 DENÚNCIAS RECEBIDAS DIARIAMENTE, INCLUSIVE NOS FINAIS DE SEMANA.

Um levantamento divulgado pelo serviço do disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, revelou que em 2020 foram recebidas quase 12 mil denúncias de todo o Estado do Maranhão. Isso representa uma média de aproximadamente 32 denúncias recebidas diariamente, inclusive nos finais de semana, já que a unidade funciona em regime de plantão, com atendentes de prontidão 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A média de denúncias recebidas nos anos de 2017, 2018 e 2019 giraram em torno de 8.500. Já em 2020, houve um aumento de mais de 3 mil denúncias, tendo alcançado a marca de 11.873. Em 2021, apenas no primeiro trimestre, já foram registradas mais de 3.700 denúncias anônimas.

O aumento no número de denúncias anônimas recebidas em 2020 está relacionado a um aumento da conscientização da população em relação a sua importância na participação em questões sociais, o que engloba a segurança pública, mas também está relacionado à expansão dos meios de comunicação instantânea (WhatApp, Facebook Messenger, Telegram e similares) e a popularidade das redes sociais tem ajudado na divulgação do disque-denúncia em todo Estado, facilitando a interação do cidadão com os órgãos policiais.

O cidadão que desejar enviar uma denúncia para o Disque-Denúncia, podem fazer por ligação telefônica, WhatsApp, e-mail, ou por meio de formulário disponível no site do disque-denúncia. Não precisa se identificar. O sigilo é absoluto.

Toda ocorrência recebida será cadastrada na central de atendimento onde é gerado um número de protocolo, que serve para o denunciante acompanhar o andamento da denúncia ou até mesmo inserir novas informações.

 SSP/MA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário