quarta-feira, 11 de agosto de 2021

CÂMARA REJEITA "DISTRITÃO" E APROVA TEXTO-BASE DA PEC ELEITORAL COM A VOLTA DAS COLIGAÇÕES

 CÂMARA APROVOU DESTAQUE DO PSOL E RETIROU DA PEC DA REFORMA ELEITORAL O SISTEMA "DISTRITÃO" NAS ELEIÇÕES DE 2022 PARA DEPUTADOS. FORAM 423 VOTOS CONTRA 35.

 

 

247 com Agência Câmara - A Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a 123, o texto-base da PEC da reforma eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11). Entre outras medidas, a PEC aprovada prevê a volta das coligações para eleições proporcionais e o fim do segundo turno para presidente da República.

A Câmara também aprovou destaque do Psol e retirou da PEC da reforma eleitoral o sistema "distritão" nas eleições de 2022 para deputados. PT, Novo e PL apresentaram destaques no mesmo sentido. Foram 423 votos contra 35.

A votação foi viabilizada após acordo entre a maioria dos partidos sobre pontos polêmicos do texto aprovado na comissão que analisou a PEC, sob relatoria da deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

A PEC ainda tem de ser analisada em um segundo turno de votação. Uma vez aprovada por completo na Câmara, a PEC segue para o Senado. 

Aprovado nesta semana pela comissão especial, o substitutivo da relatora previa o voto majoritário para cargos do Legislativo nas primeiras eleições a se realizarem depois da sua promulgação como emenda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário