quarta-feira, 15 de setembro de 2021

INAUGURADA NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA COMARCA DE LAGO DA PEDRA

 A SOLENIDADE FOI PRESIDIDA PELO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, EDUARDO NICOLAU, O EVENTO   TEVE A PRESENÇA DA PREFEITA DE LAGO DA PEDRA, MAURA E DEMAIS AUTORIDADES LOCAIS.

lago da pedra 34Procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, presidiu solenidade

O Ministério Público do Maranhão inaugurou na manhã desta quarta-feira, 15, a nova sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, situada na Rua Hilário Neto, no bairro Vila Rocha.

Presidida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a solenidade teve a presença da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, Judiciário, Executivo e Legislativo municipais, polícias Civil e Militar, além de representantes da sociedade civil e líderes religiosos.

Com 248,40 m² de área construída, a um custo de R$ 900.368,08, a nova sede integra uma série de ações do MPMA que objetiva melhorar o atendimento ao público e proporcionar condições adequadas para membros e servidores desenvolverem suas atividades laborais.

lago 2 2

O prédio conta com quatro gabinetes para promotores, sala de servidores, sala de reunião, arquivo, quatro banheiros acessíveis, copa de apoio, recepção e protocolo. O prédio é dotado ainda de área de serviço e garagem. O terreno tem uma área total de 3.933 m².

Com pavimento único (térreo), o prédio possui todos os padrões de acessibilidade, com sinalização tátil no piso, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT).

Na solenidade, o chefe do MPMA, Eduardo Nicolau, declarou que a inauguração de novas sedes do Ministério Público nas comarcas do interior do estado tem a finalidade de melhor atender ao público e prestar um serviço mais aprimorado à comunidade, oferecendo instalações dotadas de acessibilidade e conforto. “Nossa expectativa, assim como principal objetivo, é de melhor atender ao público, e assim, prestar um melhor serviço à comunidade, entregando a ela instalações dotadas de plena acessibilidade e conforto, pois as portas do Ministério Público estão sempre abertas para aqueles que queiram entrar e receber atendimento” afirmou.

Em seu pronunciamento, o promotor de justiça Crystian Gonzalez Boucinhas, titular de Lago da Pedra, destacou a estrutura avançada da nova sede. “A inauguração dessa obra consolida a importância do Ministério Público para a sociedade, em especial de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lagoa Grande. Com instalações modernas e adequadas, o prédio é digno dos mais sinceros elogios”, disse.

Representante da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), o promotor de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior afirmou que os recursos destinados à obra não devem ser entendidos como custo, mas sim como investimento no serviço público. “Constitucionalmente, o Ministério Público exerce uma função essencial no âmbito da justiça. É o órgão que tem a missão basilar de levar a democracia, a cidadania e de defender os direitos individuais e coletivos da população. Em resumo, é a casa do povo”, completou, destacando a importância da instituição.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, disse que o investimento na estrutura física dos órgãos públicos é fundamental para servir bem a população. “Deus reservou esse momento para nós. Tudo tem o seu tempo certo. Percebi a saga que o Ministério Público atravessou para chegar até aqui. É um privilégio muito grande participar desse momento e as palavras são curtas para expressar meu agradecimento. O Poder Público precisa ser respeitado e valorizado”.

Igualmente se pronunciou na solenidade a prefeita de Pedreiras, Vanessa Santos.

AUTORIDADES

Da Administração Superior do MPMA, estiveram presentes os promotores de justiça Carlos Henrique Vieira (diretor da secretaria de Planejamento e Gestão) e Theresa Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete da PGJ). Também compareceu o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Júlio César.

Do MPMA, igualmente participaram da solenidade os promotores de justiça Lúcio Leonardo Froz Gomes (Lago da Pedra) e Laís Gabriela (da comarca de Viana), que já atuou em Lago da Pedra.

Outras autoridades presentes foram a defensora pública Tainá Medeiros Pereira, o juiz Marcelo Farias, a advogada Andréa Furtado (representando a Ordem dos Advogados do Brasil) e Cícero Amaro (representante da Câmara de Vereadores de Lago da Pedra).

Também estiveram presentes servidores públicos municipais, conselheiros tutelares e vereadores.

Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário :

Postar um comentário