segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

SECRETÁRIA DA COVID, DA EQUIPE DE QUEIROGA, CONTRARIA BOLSONARO E DIZ QUE VACINA PARA CRIANÇA É SEGURA

SECRETÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE ENFRENTAMENTO À COVID-19, ROSANA LEITE DE MELO, ASSINOU NOTA TÉCNICA ENVIADA AO STF PARA SUBSIDIAR POSIÇÃO DA AGU.


247 - A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, argumentou por meio de nota técnica ao Supremo Tribunal Federal que a vacina contra a Covid-19 para crianças “é segura”, contrariando o entendimento de Jair Bolsonaro.  Rosana Leite é integrante do Ministério da Saúde, comandado por Marcelo Queiroga, que também já se posicionou contrariamente à vacinação infantil. Queiroga disse nesta semana que mortes de crianças por Covid não pedem “decisões emergenciais”.

De acordo com a nota concluída no último dia 19, assinada pela secretária, a vacina contra Covid-19 desenvolvida para crianças é segura, o imunizante é uma ferramenta de proteção e a vacinação vai atenuar interrupções de aulas na pandemia, informa reportagem da Folha de S.Paulo.

“Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, afirmou Rosana no texto.

Ela citou no documento a análise feita pela Anvisa que autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, que chamou de “rigorosa”.

A nota técnica foi elaborada para subsidiar posição da AGU (Advocacia-Geral da União) em ação movida no STF, pelo PT, que cobra um cronograma de vacinação de crianças contra a Covid-19. 

O ministro Ricardo Lewandowski concordou com o pedido da AGU e ampliou para 5 de janeiro o prazo para a definição desse cronograma.

Nenhum comentário :

Postar um comentário