quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

GOVERNO DO ESTADO REALIZA AMPLIAÇÃO DE ESCOLA DO CAMPO, EM LAGOA GRANDE DO MARANHÃO

A OBRA ESTÁ SENDO REALIZADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO (SEGOV), EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEDUC).

 

“A ampliação da escola é uma conquista dos trabalhadores e camponeses que moram no campo, em áreas de reforma agrária, de assentamento e, também, nas comunidades tradicionais”, disse a gestora do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, Maria Leomar Pereira de Sousa, sobre o prédio escolar, localizado no município de Lagoa Grande do Maranhão, assentamento Cigra, na comunidade Vila Kênio, que está sendo ampliado pelo Governo do Estado. A escola do campo utiliza o modelo da pedagogia de alternância.

A obra está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É resultado de um compromisso do Governo do Estado assumido com a comunidade escolar, em 2017, durante a entrega do prédio escolar com as seis salas de aula.

Os investimentos para a ampliação do prédio escolar são da ordem de R$ 2.283.792,11, que possibilitarão a construção de novos espaços, como alojamentos, refeitório, cozinha, área de serviço, entre outros ambientes, para oferecer mais comodidade aos estudantes, professores e moradores do município e de regiões vizinhas.

“A escola Roseli Nunes é um exemplo da transformação social que o programa Escola Digna promove, ao levar para o campo as mesmas oportunidades e condições de aprendizagem da zona urbana. É importante ressaltar que o prédio foi entregue no primeiro mandato do governador Flávio Dino e, agora, no segundo mandato, recebe a ampliação, que é a concretização de um compromisso firmado pelo governador e a comunidade escolar”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Estudantes da 8ª turma do Curso Técnico de Agropecuária e professores da Escola do Campo Roseli Nunes.

A proposta da escola é voltada para os princípios políticos e pedagógicos da Educação do Campo. A unidade acaba de formar a sua 8ª turma, no Curso Técnico em Agropecuária, que homenageou Marielle Franco. Além dos estudantes de Lagoa Grande do Maranhão, a turma contou com estudantes dos municípios de Itaipava do Grajaú, Arame, Lago da Pedra, Marajá do Sena, Itapecuru e São Francisco do Brejão.

“A escola Roseli Nunes representa a bandeira da escola pública e de qualidade que tanto defendemos, uma Escola do Campo que forma filhos e filhas de camponeses para contribuir para a transformação da sociedade. Ela é uma realização, uma certeza de que vale a pena lutar em defesa da educação pública”, destacou o professor da escola, Roseli Nunes, que também é membro da direção Estadual do MST Maranhão, Jonas Borges.

A ex-estudante da escola e, agora, professora do Centro Educacional do Campo Roseli Nunes, Edinalva Costa Monteiro, expressou alegria ao saber que escola está sendo ampliada, pelo Governo do Estado, para garantir mais conforto e condições adequadas para abrigar a comunidade escolar do município e de outras regiões.

“Ter uma escola com a estrutura que a Roseli tem, dentro de um assentamento é muito importante, porque, assim, os pais não vão precisar deslocar seus filhos para a cidade para terem acesso a uma educação pública e de qualidade”, ressaltou Edinalva Costa Monteiro.

Formatura da 8ª turma do Curso Técnico de Agropecuária, que homenageou Marielle Franco

Fonte: Seduc

Nenhum comentário :

Postar um comentário