sábado, 22 de março de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL MOVE AÇÃO PARA DESTINAR TERRAS DO POVOADO PEDRA DO SALGADO E REGIÃO AOS ÍNDIOS KRENYÊ

             POPULAÇÃO DA PEDRA DO SALGADO  ESTÁ COM MEDO DE UMA DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS 

PAULO MARANHÃO FALANDO AO PÚBLICO 

A população do povoado Pedra do Salgado Vitorino Freire  e outros povoados vizinhos  que ficam próximo ao Igarapé do Salgado, estão em pânico, isso por causa de uma ação do ministério  público federal  de 1996 que tem por finalidade desapropriar toda área totalizando mais de mil hectares que segundo a justiça pertence aos índios do grupo indígena  Krenyê 

A decisão do MPF em favorável ao  grupo indígena Krenyê , é  do juiz federal José Carlos do Vele Madeira,  foi   durante a semana que  todos foram pegos de surpresa com a decisão e isso  causou medo na população. Veja uma parte do texto da decisão. 

No caso concreto , o Ministério Público Federal destaca a necessidade de destinação de terras para o povo indígena Krenyê   O povo indígena Krenyê, de raiz timbiras e língua jê, vivia originalmente na Aldeia Pedra do Salgado , situada entre os municípios de Bacabal e Vitorino Freire. Contudo na década de 1940 por conta de uma epidemia de sarampo que vitimara os índios da região, foram eles forçados a abandonar as terras que tradicionalmente ocupavam.


             
 PREFEITO ZÉ LEANDRO FALANDO AOS MORADORES 


No povoado Pedra do Salgado  mais de duas mil  pessoas participaram de uma reunião na noite dessa sexta feira 21/03, com participação de várias autoridades, o prefeito José Leandro Maciel de Vitorino Freire, falou ao público tranquilizando a comunidade, disse que também foi pego de surpresa, mas o seu governo vai fazer de tudo para revolver a situação, coloco minha equipe de advogados para trabalhar na causa e vamos formar uma comissão  para irmos a São Luís, na Assembleia Legislativa no palácio dos Leões e até a Brasília se for o caso, não tenho nada contra os índios mas nós vamos provar que essa área não é terra de índios e sim de homens e mulheres que há mais de 50 anos trabalham dignamente em suas propriedades fina lizou o prefeito.


MORADOR FALANDO COM O PREFEITO 
Moradores do povoado Pedra do Salgado e membros de várias comunidades falaram no microfone e disseram que temem que a ação do ministério público federal  seja irrevogável algumas pessoas disseram que não sabem  o que fazer, duas pessoas de de Pedra do Salgado sofreram infarto quando ficaram sabendo do caso, outras se desesperaram aponto de querer vender as propriedades em fim  o problema é muito grave. Os moradores e as autoridades presentes afirmaram que parte das terras na fazendo do médico Dr. Cloves Oliveira também está na área destinada para os índios.

PRES. DA CÂMARA VEREADOR REJÃO FALANDO AO PÚBLICO
O vereador Rejão presidente da câmara municipal  de Vitorino Freire também falou ao público disse que o legislativo está  de mãos dadas com o povo de Pedra do Salgada e região, nós também estamos nessa luta e disse que o prefeito José Leandro vai fazer de tudo par que esse problema seja revolvido a favor dos moradores dos povoados. O empresário Paulo Maranhão homem forte no setor dos produtores rurais, disse que  a decisão do ministério público federal é injusta pôs a população de Pedra do Salgado e região é formada de pessoas que a décadas vivem em suas propriedades trabalhando honestamente, produzindo a agricultura e fortalecendo a pecuária na região.

ROGÉRIO COSTA FALANDO AO PÚBLICO 
O líder político de Bom Lugar,  Rogério Costa, popularmente conhecido por Bitbull,  também esteve no evento e fez uso da palavra, ele foi rápido e objetivo, nós temos que se unir para termos mais forças , eu sempre estive do lado de todos vocês e esse momento e período delicado, mas nós temos que continuar firme e com fé em Deus vamos conseguir vencer essa batalha provando na  justiça que aqui não é terra indígena e sim de famílias de pessoas trabalhadores que há décadas vivem cultivando essa terra. Povo da Pedra do Salgado, Salgadinho e outros povoados que estejam na área citada pela justiça pode contar com meu apoio, vamos a luta finalizou o líder político.

                              
                              
                             

32 comentários :

  1. é uma loucura nao existe isso nem q fosse a tanto tempo como é q todos em pedra do salgado vao simplismente entregar seus pertences para indios, tudo q eles tem e sempre soado em custo de emxada trabalhando de sol a sol

    ResponderExcluir
  2. Vamos lutar para que isso não aconteça, recorrendo a essas decisões da Justiça Federal, pois lá não é terra indígina, e sim de pessoas que trabalham para sobreviver e para o sustento de sua família!
    Assina: Ana Rodrigues!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!!! Isso não pode acontecer a população de Pedra do Salgado e demais comunidades vizinhas, juntamente com autoridades, tem que se mobilizarem, para que isso não aconteça, vamos recorrer a justiça e provar que Pedra do Salgado não é terra indìgina.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que tristeza,,fé em Deus gente que,Deus é mas!!!
    Ass: jô ☆☆☆

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus ,isso não tem fundamento,meus avos que fundaram aquele povoado, há 75 anos o senhor Manoel Rodrigues,foi um dos primeiros morador desse municipio nunca existiu nenhum indio apropriando aquelas terras,pedimos que esse juiz venha averiguar com mais cautela esse processo.

    ResponderExcluir
  6. o que nos preocupa não e só a desapropriação de terras é sim varias comunidades deixando milhares de pessoas desabrigada .E uma catastrofe

    ResponderExcluir
  7. O que está acontecendo é mesmo um absurdo! Acho que tem que haver uma solução para que nenhum dos lados saiam prejudicados, se os índios tiverem mesmo direito de terra, que não seja todo o povoado Pedra do Salgado, até porque lá estão abrigadas muitas famílias que trabalharam arduamente por anospara conseguirem o que tem hoje, e ai como eles ficarão?

    ResponderExcluir
  8. como eles vão ter diretos se nunca nem tinhamos ouvido falar em indio aque.O lugar deles não e aqui.Ogoverno tem que coloca eles e la em São João do CARU onde foi desapropriadas 136 mil hectares de terras pra 100 indios.

    ResponderExcluir
  9. como diz Luciano Ruk.LOUCURA,LOUCURA LOUCURA,LOUCURA.............................

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus isso nao pode acontecer vivi por muitos morando ai i nunca ouvi falar si quer de nenhum indio isso e loucura.

    ResponderExcluir
  11. isso ai e coisa de gente de olho grande ,que tem anbiçao por coisas dos outros ,eu tenho certeza , e fer em deus que vai dar tudo certo ,e meu povoado fui criada la e eu sei que deus existe e eli e maior e vai dar tudo certo pros que mora lar...

    ResponderExcluir
  12. A Justiça deveria atuar com efetividade em coisas que retroagem o país, não nesse caso em que pessoas passaram décadas pra construir seu patrimônio e agora vivenciam essa possibilidade de perder o que conquistou com muito suor.
    Por que não operam com políticos ladrões?
    Como já disse o Cartola, simplesmente porque se beneficiam dos cânceres em questão.

    ResponderExcluir
  13. nasci e me criei em pedra do salgado, no momento estou um pouco distante, mas vou volta para defender meu povo, meus amigos, minha família, agricultor também é gente, chega de descriminação

    ResponderExcluir
  14. gente fiquem tranquilas pois temos q tt fé em DEUS q nada disso vai acontecer vcs ñ vaum t q sair d suas casas pra lugar algum.q DEUS abençoi a todos vcs

    ResponderExcluir
  15. se tem parte da decisão do Juiz Federal, posta o número do processo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to sem o processo aqui mais amanã vou postar pra voce.

      Excluir
  16. Isso é ai foi o Zé 70 que ainda vai ganhar uma porcentagem das terras dos Índios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o partidarismo emburrece prova desso e esse comentario ai de cima

      Excluir
    2. Só defende quem tá com o Salario em dia, que vejamos bem, são poucos.... já que você falou que é partidarismo, me diga qual o seu? babão... eu não falei em nome de partido, falei apenas que esse zé setenta deve tá querendo uma vantagem nessa historia toda, duvido se existe índio lá no jacaré...

      Excluir
    3. eu no desse que emburrece.vai estudar se não for de nascença talvez tenha geito

      Excluir
  17. nao vamos perde nuca PEDRA DO SALGADO

    ResponderExcluir
  18. não e ora de paixão partidaria somos todos um.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, para maiores informações trata de uma Ação Civil Pública em trâmite na 5ª Vara Federal dessa Seção Judiciária do Maranhão (processo nº 0018327-63.2012.4.01.3700), proposta pelo MPF em face da FUNAI e União.
    Em setembro do ano passado juiz da ação concedeu uma tutela antecipada determinando, entre outras coisas, que a FUNAI constitua grupo técnico para identificação e delimitação da área a serem ocupadas pelos Krenyê. Em obediência a essa ordem judicial, a Presidente da FUNAI baixou portaria que foi publicada no DOU de 14/03/2014, nomeando o GT com prazo de 45 dias para conclusão do relatório de estudo antropológico, cartográfico e ambiental para implantação da reserva. Se tudo ocorrer no prazo previsto em normas, em menos de 1 ano a terra estará demarcada com placas identificando toda área.

    ResponderExcluir
  20. isso nao e justo com o povo do povoado de pedra do salgado pq eles trabalharão todos os dias no pesado e agora os indios querem tomar isso e uma falta de respeito com esses moradores e outra tenho certeza que a presidente Dilma nao vai assinar esses papeis porem pelo q eu estou sabendo ela não gosta desse tipo de coisas esses indios são uns verdadeiros folgados eles querem o povoados pq as casas ja estão tudo construudas isso sim mais ele nao vão ganha nada com fé em DEUS fora seus folgados!!!!

    ResponderExcluir
  21. Pouca vergonha em pleno ano de eleiçao

    ResponderExcluir
  22. safado e pulitico que assina uma documento desse

    ResponderExcluir
  23. Anonimo manda esses politico porco cria vergonha esso e meio de ganha voto
    ,

    ResponderExcluir
  24. Muitas pessoas ficam sorrindo da situação, e falando que é jogada política, e eu realmente espero que seja, por que vc nascer e trabalhar a vida inteira num lugar e assim de repente ser obrigado a ir embora. vamos pra onde?
    Por que tudo que construimos com nosso suor está ali, e não temos outro lugar.
    Meu antecedente mais velho chegou no meu povoado há cerca de 90 anos e não tinha nenhum índio lá. Como eles podem simplesmente me expulsar das minhas terras? e a porra dos impostos que eu pago pra "garantir" meu pedaço de chão... é muita hipocrisia mesmo, mas afinal moramos em um pais com governantes de merda e o Maranhão então, nem se fala

    ResponderExcluir
  25. cleydivam souza de araujo filho de rufino bezerra de araujo nacido e criado na pedra do salgado saindo em 1997 eu apoio a populaçao as terras sao da populaçao e nao dos indios.

    ResponderExcluir