domingo, 8 de junho de 2014

ROSEANA ABRE TEMPORADA JUNINA BATIZANDO O BOI DE AXIXÁ

                                                     O SÃO JOÃO NO MARANHÃO 
A tradicional temporada de bênçãos às manifestações da cultura popular foi aberta pela governadora Roseana Sarney, na tarde desta sexta-feira (6), na Paróquia do São Francisco.  Madrinha do grupo de orquestra do Munim, junto com Andréa Murad, ela participou da celebração ao lado da presidente do boi, Leila Naiva, e de brincantes, que acompanharam atentos cada detalhe da cerimônia.
Ao final, o grupo dançou em frente à Igreja ao som de conhecidas toadas do bumba-meu-boi. Roseana Sarney ressaltou a beleza das brincadeiras do folclore maranhense e a importância de manter a tradição.
“É uma honra. Fico muito feliz em participar desse momento tão importante para todos nós, principalmente os brincantes, que se preparam para dar início à temporada de festa e alegria mostrando a beleza do nosso São João, que este ano tem como tema “A Copa da Cultura Brasileira” enfatizou a governadora que, após a cerimônia, seguiu para a Madre Deus, onde também batizou o Boizinho Barrica.
No São Francisco, o Boi de Axixá foi abençoado pelo frei Valdo Nogueira, que conduziu uma bela cerimônia. Também presentes à cerimônia a secretária de Estado de Comunicação Social, Carla Georgina; a secretária adjunta da Cultura, Laura Amélia Damous; e o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira.
Este ano, o Boi de Axixá está homenageando seus fundadores, Francisco Naiva e Donato Alves, como explicou a presidente Leila Naiva. “Já estamos preparados para o São João, mas viemos tristes já que perdemos nossos queridos Donato e Francisco, que nos deixaram um lindo legado. Por isso, vamos homenageá-los, com muita alegria nos arraiais”, disse.
Conhecido por toadas como “Bela Mocidade”, cantada por diversos artistas, o Boi de Axixá completa 55 anos em 2014. Está homenageando também a Copa do Mundo em suas indumentárias, com diversidade de cores, e vem trazendo o tema “De longe o povo já conhece”. Nos arraiais, a manifestação vai apresentar músicas novas como “Foi assim”, toada romântica do cantador Luiz Barreto.
A brincante Daniele Sales lembrou da dedicação e do esforço para fazer uma festa bonita no boi. “Não é fácil, exige tempo e dedicação de todos nós, fazemos tudo com muito amor. Ver tudo pronto é uma alegria e vamos levar aos maranhenses toda a beleza da nossa cultura”, declarou.

Amanda Nascimento destacou a beleza e riqueza da cultura maranhense. “É tudo muito lindo, as cores, as roupas, o sotaque, dá vontade não só de assistir, mas de participar de toda a festa”, afirmou a estudante, que acompanhou toda a cerimônia.




Nenhum comentário :

Postar um comentário