sexta-feira, 14 de agosto de 2015

MARGARIDAS DE VITORINO FREIRE VISITAM BRASÍLIA E SÃO RECEBIDAS POR JUSCELINO FILHO

COMITIVA VITORINENSE NO GABINETE COM DEPUTADO FEDERAL JUSCELINO FILHO
Nesta quarta-feira (12) o deputado federal Juscelino Filho (PRP-MA) recebeu em seu gabinete na Câmara dos Deputados, membros da caravana de Vitorino Freire (MA) que estiveram na capital federal para participar da “Marcha das Margaridas”. Vitorinenses trabalhadoras rurais reivindicaram seus direitos durante a passeata. À noite, antes de partirem rumo ao Maranhão, o parlamentar fez questão de visitar os conterrâneos no acampamento do evento, no Estádio Mané Garrincha.
Juscelino Filho comentou a importância e o objetivo da realização da Marcha: “Este evento é um momento importante de mobilização dessas mulheres trabalhadoras do campo e proporciona uma reflexão sobre as condições de vida delas. É uma oportunidade de animação, capacitação, de denúncia, de pressão, de diálogo com os governos e de pedido de atenção para essas mulheres que lutam diariamente para romper todas as formas de violência e discriminação que sofrem e que trazem graves consequências à suas vidas.”, destacou.

De acordo com a Polícia Militar, 35 mil trabalhadoras rurais – ou o dobro disso, segundo os organizadores -, fizeram uma passeata em defesa da mulher no campo. A marcha acontece desde o ano 2000 e é organizada pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) com patrocínio de bancos públicos. Leva o nome em homenagem à paraibana Margarida Alves, assassinada há 15 anos enquanto presidente do Sindicato das Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande. A marcha é reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.
A presidente Dilma Rousseff , que foi recebida com aplausos e palavras de ordem, disse que o Brasil não vai retroceder dos avanços sociais e democráticos. “Nos maus tempos da lida eu envergo, mas não quebro. Margaridas: nós podemos envergar, mas nós não quebramos. Nós seguimos em frente”, afirmou. A presidente também afirmou, durante a cerimônia de encerramento, a criação de patrulhas rurais para combater a violência contra a mulher no campo.
                        

Nenhum comentário :

Postar um comentário