sábado, 9 de julho de 2016

PARABÉNS VIANA PELOS SEUS 259 ANOS DE FUNDAÇÃO.

COM UMA NOVA REALIDADE ADMINISTRATIVA VIANA PRECISA CONTINUAR NO RUMO CERTO.

INFORMAÇÕES 
VIANENSIDADE

Nesta sexta feira (08) de julho, o município de Viana completou 259 anos de fundação, com motivos de sobra para comemorar. Depois de 16 anos sedenta de gestores responsáveis e zelosos pelo erário público, finalmente desfruta de uma gestão séria e comprometida com bem estar da população vianense.

O atual prefeito assumiu em janeiro de 2013, herdando uma Prefeitura totalmente destruída, com inadimplências das mais diversas, totalizando mais R$ 50 milhões. Preocupado com a situação totalmente desfavorável, o prefeito Chico Gomes passou a trabalhar com o objetivo de negociar as dívidas herdadas das administrações anteriores. Após seis meses de muito trabalho, o prefeito e sua equipe conseguiram deixar o município adimplente, podendo a partir daí, celebrar os mais diversos convênios com órgãos do estado e da federação. Esta foi sem dúvida, uma das maiores conquistas do atual governo.

Passados três anos e meio, a cidade de Viana caminha em águas calmas e serenas, dirigida por um comandante competente e atento às necessidades mais urgentes e fundamentais para o desenvolvimento de sua população.

Hoje o município respira novos ares, com uma economia em recuperação, onde a educação deu um salto de qualidade e o investimento em infraestrutura se iguala a cidades de maior porte. Uma mudança notada até mesmo pelo mais exigente vianense.

Apenas no último mês, a cidade de Viana ganhou de presente de aniversário, três escolas de alvenaria, erradicando definitivamente as de taipa; a reinauguração da escola municipal deputado Magno Bacelar, no povoado São Pedro; asfaltamento da Av. Luís de Almeida Colto; postos de saúde; ganhou a nova Biblioteca Pública Municipal Ozimo Carvalho e a Praça de Eventos. Momentos de muita celebração por parte da população vianense.

Projetos implantados pela atual gestão são referências no Maranhão e em todo o Brasil. Dentre eles destaca-se o “Minha Terra, Minha Renda”, implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura – copiado por várias prefeituras da região – que tem como objetivo fomentar o agricultor familiar, através do programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal. Através desse programa foi possível inaugurar o Restaurante Popular (Custeado pelo Município), uma das maiores conquistas da atual gestão. Outro importante projeto é o “Escola Verde”, implantado inicialmente na escola Manoel Soeiro. Apesar de estar em seu primeiro ano, já conquistou um importante prêmio, ao se classificar entre os 140 projetos de todo o país, sendo o único do Maranhão a receber premiação na oitava edição do “Prêmio Boas Práticas 2016”, idealizado pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).

Em Janeiro, a revista ISTO É, classificou Viana como uma das cinco melhores cidades (de pequeno porte) para viver. Dentre dez quesitos dois foram destaques: o de Qualidade de Vida e Mercado de Trabalho. E neste mês de julho, representa o estado do Maranhão recebendo certificado de Mérito pela boa prática em observância a sustentabilidade e valorização do meio ambiente.

Estas conquistas são reflexos de uma gestão séria e comprometida com o bem estar da população vianense. A gestão do prefeito Chico Gomes é reconhecida como exemplo a ser seguido por outros municípios do estado do Maranhão e do Brasil. 

Veja algumas conquistas dessa administração:



EDUCAÇÃO – Construção de cinco escolas dignas e 64 reformadas, ampliadas e climatizadas, no maior programa de obras escolares das últimas décadas em Viana, culminando com a erradicação total das escolas de taipas; Ônibus do professor; Vans para alunos da zona rural, aonde ônibus não chega; criação da Escola de Música, que conta hoje com mais de 500 alunos, entre outros. Valorização Profissional – Pagamento do salário com dia definido no próprio mês trabalhado; concessão de abonos expressivos para os servidores da educação, inclusive contratados; concessão de quinquênio; concessão de promoção; ajuda de custo para os professores que atuam na zona do campo; pagamento fiel aos reajustes da data base incidente sobre o piso salarial da classe, atitude pioneira na região; capacitação continuada para todos os servidores da educação; premiação anual para os profissionais que se destacam na rede de ensino municipal e que obtiverem o reconhecimento por eleição avaliativa da própria classe; incentivo e apoio para os profissionais em cursos e seminários de formação fora da área territorial.


 

INFRAESTRUTURA – Mais de 45 ruas já foram asfaltadas e outras estão ganhando pavimentação com asfalto de qualidade; o bairro Piçarreira, um dos maiores do município, esquecido há mais de vinte anos por gestões anteriores, hoje tem iluminação pública, água em todas as residências e asfalto; o bairro Mutirão recebeu asfalto em suas principais ruas, além da construção de poço artesiano, com distribuição de água; o Bairro Campo Novo, era tratado apenas como uma invasão, no entanto nesta gestão, teve sua avenida principal asfaltada, ganhou iluminação pública, todas as casas já estão interligadas no Sistema de Abastecimento de Água, e neste momento está sendo perfurado um poço artesiano de 100 metros de profundidade que atenderá todo o bairro, além da construção do Creas e o Crás; instalação do Viva Cidadão e muito mais.
Texto: Marinildo Serejo
Fotos: Ascon/PMV

Nenhum comentário :

Postar um comentário