Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

COM RECORDE DE INAUGURAÇÕES, GOVERNO DO ESTADO SEGUE COM MARATONA DE ENTREGAS EM AGOSTO

100 INAUGURAÇÕES INCREMENTAM OS SERVIÇOS À POPULAÇÃO NAS ÁREAS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO, ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DIREITOS DO CONSUMIDOR E SEGURANÇA.

 
O Governo do Estado fecha o mês de agosto com mais uma marca histórica para comemorar. Em apenas um mês, o governador Flávio Dino e sua equipe comemoram a marca de mais 100 obras entregues para a população maranhense. “Esse volume recorde de inaugurações deriva de combinação entre a boa aplicação dos recursos públicos e uma equipe motivada”, comemora o governador Flávio Dino.
                            
Entre os novos serviços que entraram em funcionamento após as inaugurações, estão o atendimento médico especializado nos dois novos hospitais macrorregionais já entregues em Imperatriz e Santa Inês, além do de Bacabal, que será entregue nos próximos dias. As unidades colaboram para a regionalização da saúde, atendendo as regiões Tocantina, Vale do Pindaré e do Médio Mearim, oferecendo atendimento de qualidade para milhares de maranhenses.

“Com as últimas inaugurações dos macrorregionais, o Governo do Estado tem conseguido atingir quase metade da população maranhense. Seguimos cumprindo nosso papel fundamental que é apoiar as redes municipais de saúde e levar atendimento médico para quem precisa”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a inauguração do hospital Tomáz Martins, em Santa Inês.

Se a saúde já dá passos largos em direção ao atendimento de excelência, a educação também segue um caminho construído com dignidade e zelo. Por meio do Programa ‘Escola Digna’, Zé Doca, Cândido Mendes, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Tuntum e Bacurituba receberam escolas completamente reformadas, beneficiando milhares de alunos.
 

E os avanços na educação continuam a acontecer. Até o dia 30 deste mês será a vez outros cinco municípios e outros milhares de alunos receberem seus prédios completamente reformados e climatizados pelo Governo do Estado. São intervenções no telhado, piso, novas instalações hidráulica e elétrica e pintura nas paredes, além das instalações de novos quadros e aparelhos de ar-condicionado, nas salas de aula.
                                              
Na assistência social, as inaugurações atingem diretamente os que mais precisam. Ao todo, 34 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), já foram entregues à população maranhense. Juntos, os equipamentos passam a centralizar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, além de facilitar a entrada dessas pessoas nos programas de Assistência Social dos Governos Federal, Estadual e Municipal.



Até o fim do mês mais nove unidades serão entregues à população. O que significa uma cobertura mais ampla das políticas sociais em todo o estado. A estimativa é que um total de 87 unidades sejam entregues até o fim de setembro.
                              
‘Água para Todos’ e ‘Mais Saneamento’



Quando se fala em abastecimento de água, o mês de agosto também registrou grandes avanços. Foram entregues poços no bairro Cohatrac VI, em São Luís, além de equipamentos nos municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Amapá do Maranhão e Santa Inês, totalizando mais de 50 mil pessoas beneficiadas.



Ainda em São Luís, o Governo do Estado entregou uma das maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste, a ETE Vinhais, que atua com capacidade de tratar até 1200 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 350 mil moradores e tratando 40% de todo o esgoto produzido em São Luís.



“A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) trabalha em dois programas diretamente, um é o ‘Mais Saneamento’ que visa aumentar o índice de esgoto tratado na capital de 4% para 70% até 2018 e contribuir diretamente para a balneabilidade das praias de São Luís; o outro é o ‘Água para todos’, que vai levar água potável para todos os municípios do estado do Maranhão, através das instalações das redes de abastecimento de água, da perfuração de novos poços e da manutenção e modernização de todo o sistema de abastecimento já existente”, explica Davi Telles, diretor presidente da Caema.
                        
Mais Asfalto

21 km de recuperação asfáltica também fazem parte do recorde de obras entregues neste mês de agosto. Foram 4 km, em Santa Helena; 1km, em Turiaçu; 3 Km, em Serrano do Maranhão; 4 km, em Pindaré Mirim; 4 Km, em Centro Novo e 5 km, na cidade de Carolina, sul do Estado.
 

Mais benefícios

Ainda se somam ao recorde de entregas, as novas unidades do Viva, de Pastos Bons e Chapadinha; duas malharias do Sistema Penitenciário do Maranhão, espaços que objetivam profissionalizar internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR), do Olho d’Água, e da UPR Feminina de São Luís; a nova sede da Perícia Médica do Estado; a ampliação da Linha Expressa Metropolitana, que passou a interligar o Sistema de Transporte Aquaviário ao Sistema de Transporte Rodoviário da capital, indo do Terminal Rodoviário de São Luís  até a Ponta da Espera; 45 novas viaturas equipadas e modernas  para auxiliar no combate ao crime realizado pela Polícia Militar do Maranhão em todo o estado.



Fonte: Secap   Texto: Fabiana Akira
                                   

Nenhum comentário :

Postar um comentário