sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PRIMEIRA ETAPA DO “MAIS QUALIFICAÇÃO E TURISMO” ENCERRA COM SUCESSO E SE PREPARA PARA O POLO LENÇOIS MARANHENSES

O PROJETO MAIS QUALIFICAÇÃO E TURISMO VAI CONTEMPLAR TODOS OS POLOS TURÍSTICOS MARANHENSES, LEVANDO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A TODA CADEIA PRODUTIVA.


Os cinco dias iniciais de implementação do Programa Mais Cultura e Turismo mostraram que o empenho do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), é válido e já apresentou excelentes resultados. No sul do Maranhão, de segunda (15) até sexta-feira (19), a equipe da Sectur percorreu os municípios de Riachão, Estreito e Imperatriz para ministrar os cursos de ‘Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes’, ‘Técnicas de Recepção para Meios de Hospedagem’ e ‘Informações Turísticas’, com aproximadamente 200 participantes.

                     

Para o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, o primeiro momento do projeto Mais Qualificação e Turismo apresentou resposta positiva. “Isso reforça a prerrogativa de que estamos no caminho certo. Melhorar a qualidade dos serviços do Turismo, aliando isso à oferta de desenvolvimento profissional e possibilidade geração de renda, são a tônica projeto e fatores que motivam a participação efetiva da comunidade e acolhida do poder público”, ressalta o secretário.

                      

As aulas, que foram ministradas à noite, tiveram salas cheias e alunos que desafiaram o cansaço de um dia de trabalho. “Muito boa essa oportunidade pela quantidade de conhecimento que adquirimos. Valeu a pena participar, porque às vezes trabalhamos de uma forma pensando que estamos fazendo o certo, e o curso mostrou que sempre podemos nos aperfeiçoar. A qualificação é muito importante”, afirma Adriane Silva, que integrou uma das turmas de Estreito.

“Avalio essa etapa do Mais Qualificação e Turismo da melhor maneira possível. Nós sabemos que o polo Chapada das Mesas tem divulgação nacional e internacional, então é importante sair da informalidade para a formalidade e isso vem, necessariamente, com formação. E o Governo do Estado, com essa ação in loco, qualifica a nossa cidade e o polo turístico. Isso, com certeza, traz um enriquecimento que não dá para mensurar, diante de tantos depoimentos positivos daqueles que participaram dos cursos. Agradecemos por contribuírem para modificar a realidade dos polos”,  destaca o diretor de Turismo e secretário interino de Cultura de Estreito, Lucrécio Teixeira.

Mais Qualificação e Turismo

O projeto Mais Qualificação e Turismo vai contemplar todos os polos turísticos maranhenses, levando qualificação profissional a toda cadeia produtiva. Com a conclusão da primeira etapa, no polo Chapada das Mesas, as ações serão levadas aos polos Lençois Maranhenses e São Luís.

Para os polos estratégicos (Floresta dos Guarás, Delta das Américas, Lagos e Campos Floridos e Munim) e em desenvolvimento (Amazônia Maranhense, Cocais, Serra e Guajajara, Timbira e Kanela), a Sectur está trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Tecnologia da Informação (Secti), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), além do Núcleo de Tecnologias para a Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET) que, por meio de celebração de Cooperação Técnica a ser celebrada, vão oferecer cursos à distância.

O projeto teve seu escopo ampliado e também desenvolverá atividades como palestras, minicursos e oficinas, além da atualização do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo (Cadastur).


Fonte: Sectur Texto: Raquel de Freitas

Nenhum comentário :

Postar um comentário