Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SAGRIMA E UEMA FIRMAM ACORDO PARA ELABORAÇÃO DO ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO DO MARANHÃO

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O OBJETIVO DE ELABORAR DO ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO DO MARANHÃO.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, na tarde de quarta-feira (25), Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de elaborar do Zoneamento Agropecuário do Maranhão (Zama).

O Zama é um instrumento norteador de políticas para o setor produtivo, serve para minimizar as perdas do setor agropecuário. O objetivo principal do Zoneamento é minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permitir, em nível regional, identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Segundo o reitor Gustavo Costa, o estudo técnico subsidiará elementos para o planejamento agropecuário e a definição de políticas públicas que irão orientar os produtores rurais no trabalho direto com atividades de agricultura e com a pecuária. “A Uema está colocando a sua melhor capacidade, por meio do NuGeo e, ao final dos 10 meses de duração do trabalho, vamos disponibilizar essa plataforma para produtores, empreendedores, agropecuaristas e Governo do Estado. Com isso, a universidade está dando uma importante contribuição para o setor agropecuário do Estado do Maranhão”, esclarece o reitor.

Para o Secretário da Sagrima, Márcio Hoinaiser, o zoneamento será de grande utilidade para desenvolver a atualização das informações no setor agropecuário no Maranhão, o que há mais de duas décadas o estado não tem nenhum estudo nesse sentido: “Este zoneamento pode nos ajudar a planejar várias ações e auxiliar não só o poder público, mas também os empresários, os empreendedores, os agricultores e os pecuaristas, a saber, o momento certo de plantar, as regiões mais adequadas e a vocação de cada área”.

Também participaram da solenidade a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Cost; e os professores da Uema, Jucivan Ribeiro de Araújo, o gerente do núcleo Geoambiental (Nugeo) e Ronaldo Haroldo N. de Menezes, professor-adjunto II e doutor em Meteorologia; a Superintendente de Pesquisa e Tecnologia de Infraestrutura da Sagrima, Ana Tereza Castro; o representante do Imesc, Wenderson Carlos Teixeira; os assessores e os técnicos da Sagrima.



Fonte: Sagrima

Nenhum comentário :

Postar um comentário