segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GOVERNO DO ESTADO APOIA CAMINHADA PELA LIBERDADE RELIGIOSA

A CAMINHADA REUNIU PAIS, MÃES, FILHOS E FILHAS DE SANTO QUE MARCHARAM EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA

           Caminhada pela Liberdade Religiosa percorre ruas do Centro Histórico de São Luís

O Maranhão está celebrando, este mês, o ‘Novembro Pela Paz’ que tem como objetivo promover uma cultura de paz, solidariedade e amizade entre as comunidades em todo o estado. O respeito pelas crenças é uma das questões priorizadas na programação. Nesse sentido, na sexta-feira (19), o Coletivo de Entidades Negras (CEN) realizou a ‘4ª Caminhada pela Liberdade Religiosa - Quem é de axé diz que é’, pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. A ação contou com o apoio do Governo do Estado e integrou as atividades promovidas pela Semana de Igualdade Racial.

A caminhada reuniu pais, mães, filhos e filhas de santo que marcharam em defesa da liberdade religiosa e contra todo tipo de preconceito e discriminação racial e pelas religiões de matriz africana. De acordo com o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o Maranhão está mobilizado em busca da paz e do respeito pela religiosidade de cada um. “Esta caminhada é símbolo das ações que o Governo do Estado vem fazendo, durante esta gestão, e que pretendemos continuar fazendo, em direção a liberdade, igualdade, respeito e paz entre os povos”, garantiu o secretário.

A busca pelo reconhecimento e respeito pela religiosidade é o que motivou a caminhada e a luta do CEN. Para Pai Wender, ações como a caminhada fortalecem a imagem das religiões de matriz africana. “Pelas discriminações que vem acontecendo no nosso dia a dia, a caminhada da visibilidade e chama a atenção dos nossos governantes, pois a religião vai além da religiosidade; agrega questões sociais e políticas e nós aproveitamos a Semana da Consciência Negra para mostrar aos maranhenses que existimos e precisamos de apoio”, afirmou.

As ações do ‘Novembro Pela Paz’ são caracterizadas pela valorização e respeito pelas diferenças. O secretário de Estado Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destaca que o estado é laico, mas apoia todas as manifestações religiosas. “Entre as atividades do ‘Novembro Pela Paz’ está o respeito pela diversidade religiosa do Maranhão que é muito grande e tem uma forte presença dos cristãos, católicos, pentecostais, espiritas, cultos de origem africana como a mina, candomblé, pajelança, terecô, umbanda e outros. Todas as religiões merecem ser respeitadas, pois todas contribuem com a espiritualidade humana. Nesse sentido, o Governo do Estado, sendo estado laico, garante as condições para que todos tenham o direito de professar sua fé em liberdade como deve ser numa democracia”, confirmou o secretário. 

A caminhada terminou no Teatro João do Vale, onde o governador Flávio Dino participou de uma solenidade da Semana da Consciência Negra e sancionou a Lei que institui o dia 17 de setembro como a data comemorativa em homenagem a Negro Cosme, líder da luta do povo negro no Maranhão; além de destinar R$ 835 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para formação de professores de cultura afro-brasileira e de atuação em escolas quilombolas; e R$ 2 milhões para ações nas áreas de saneamento básico, agricultura familiar e desenvolvimento social do programa Maranhão Quilombolas.

Semana da Consciência Negra
A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) promoveu, dos dias 13 a domingo (20), a Semana da Consciência Negra para a promoção de ações afirmativas visando o combate ao racismo, a garantia de direitos para os povos e comunidades tradicionais e o respeito a população negra. A ação teve o apoio das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Mulher (Semu) e ade Desenvolvimento Social (Sedes), além da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).

Fonte: Sedihpop    








Nenhum comentário :

Postar um comentário