quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GOVERNO GARANTE INVESTIMENTOS PARA UPA DE CHAPADINHA; UNIDADE SERÁ INAUGURADA EM MARÇO

O ALTO CUSTO FINANCEIRO E A NECESSIDADE IMEDIATA DE SE IMPLANTAR UMA UNIDADE DE SAÚDE QUE ATENDA A DEMANDA DA REGIÃO GERARAM O APELO DO PREFEITO MAGNO BACELAR AO GOVERNADOR FLÁVIO DINO.
Fruto do diálogo entre Governo e Prefeitura, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Oliveira Nunes, do município de Chapadinha, receberá investimentos para garantir o início do atendimento à população ainda no primeiro trimestre. Nesta segunda-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vistoriou a unidade para identificar os ajustes necessários ao funcionamento da UPA.

A unidade foi construída com recursos federais para gestão do município de Chapadinha. O alto custo financeiro e a necessidade imediata de se implantar uma unidade de saúde que atenda a demanda da região geraram o apelo do prefeito Magno Bacelar ao governador Flávio Dino. “Nosso único hospital não é suficiente para atender a quantidade de pacientes de toda região. No momento a falta de recursos não nos permite abrir a UPA, que está concluída. Estamos felizes porque o governador assumiu esse compromisso e assim poderemos desafogar o HAPA”, afirmou.

O Hospital Antônio Pontes Aguiar (HAPA), da gestão municipal, é o único na região especializado no atendimento de urgência e emergência. A unidade, de médio porte, dispõe de 73 leitos e realiza mais de 350 atendimentos diários nas especialidades de clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia, entre outras.
Secretário Carlos Lula realiza vistoria na UPA de Chapadinha.                                 
Com o objetivo de melhorar o serviço de urgência da região, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve investir inicialmente mais de R$ 2 milhões somente na readequação da estrutura física e compra de equipamentos para a nova UPA. “Vamos assegurar que os 13 municípios que compõem a regional de saúde de Chapadinha, isto é, os mais de 360 mil habitantes tenham o pronto atendimento de urgência de forma digna. O nosso compromisso é com a excelência do cuidado do nosso povo”, explicou Carlos Lula.

Os serviços na infraestrutura e a contratação de profissionais para a nova unidade permitirão que a UPA funcione no prazo de 60 dias, durante as festividades de aniversário da cidade, em 29 de março.

Participaram da agenda os secretários de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela (SSP) e da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a subsecretária da Saúde, Karla Trindade, o deputado estadual, Levi Pontes, a presidente da Câmara de Vereadores, professora Vera e o secretário de Saúde do Município, Mozart Barcelar Jr.

Investimentos

Durante a agenda na cidade de Chapadinha, o Governo do Estado anunciou investimentos também para as áreas da segurança e agricultura. A cidade contará com a sede da Brigada do Corpo de Bombeiros e recursos para conclusão da obra de reforma do mercado público de Chapadinha.

Fonte: SES   
Texto: Evelin Queiroz
Fotos/Julyane Galvão

Nenhum comentário :

Postar um comentário