sábado, 25 de fevereiro de 2017

GOVERNO DISTRIBUI MAIS DE 50 MIL PRESERVATIVOS PARA ESCOLAS DE SAMBA NA CAPITAL

ESSA É UMA AÇÃO DE GOVERNO QUE ENTREGA UM ALTO VOLUME DE MATERIAL REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA FOLIA CONSCIENTE FOCADA NA PREVENÇÃO.
Na campanha de prevenção às IST/HIV/Hepatites Virais, que tem como tema: “No reino da alegria não cabe tristeza. Use camisinha”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nessa semana que antecede a folia momesca 53.900 preservativos, entre masculinos e femininos, para escolas de samba, em São Luís.
A SES distribuiu para todos os municípios do estado preservativos da grade mensal e a cota extra que o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza para o período de carnaval. 

Na capital, a distribuição foi realizada por técnicos do Departamento de Atenção às DSTS/AIDS e Hepatites Virais e contemplou locais estratégicos como escolas de samba da capital, além do terminal rodoviário e aéreo.
“O preservativo é o padrão ouro na prevenção. Essa é uma ação de Governo que entrega um alto volume de material reforçando a importância de uma folia consciente focada na prevenção. Isso é fundamental para incentivar a população, que com acesso fácil ao preservativo, pode brincar o carnaval de maneira segura”, considerou a superintendente de Atenção Primária da SES, Silvia Viana.
As escolas de samba receberam 7.200 unidades de preservativo masculino e 500 do feminino. Ao todo, foram 53.900 unidades para as agremiações: 50.400 masculinos e 3.500 femininos. O carnavalesco Remyr Andrade, da escola ‘Favela do Samba’, ressaltou a importância da ação. “Essa é a primeira vez que recebemos esse investimento que mostra o compromisso da atual gestão com a prevenção dessas doenças que se propagam com mais facilidade nessa época. Vamos distribuir aos aderecistas e foliões da nossa escola e todo mundo terá um carnaval mais seguro”, disse o carnavalesco.
No Aeroporto Marechal Cunha Machado foram entregues para distribuição 14.400 preservativos masculinos e 1.500 femininos, mesma quantidade distribuída no Terminal Rodoviário de São Luís. Na Região Metropolitana, a dispensação, que contemplou os blocos e escolas dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, foi um total de 22.600, com 21.600 masculinos e mil femininos.
Sete milhões de preservativos para o Maranhão
Foram distribuídos mais de sete milhões de preservativos no estado, sendo 3 milhões destinados pelo Ministério da Saúde (MS) como parte da campanha nacional de prevenção às DST/Aids para o período do carnaval. O objetivo da campanha é a prevenção combinada, onde trabalha com oito formas de prevenção ao HIV, que devem ser escolhidas e associadas por cada pessoa, de acordo com a situação vivida. São elas: preservativo masculino e feminino, redução de danos, testagem regular de HIV, exame de HIV e outras DSTs no pré-natal, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), diagnóstico e tratamento de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento para todas as pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário