sexta-feira, 5 de maio de 2017

NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, JUSCELINO FILHO ARTICULA REUNIÃO SOBRE O CONFLITO INDÍGENA EM VIANA

JUSCELINO FILHO, SAIU OTIMISTA DA REUNIÃO: “NOSSA PREOCUPAÇÃO NESTE MOMENTO É EVITAR NOVOS CONFLITOS QUE PODEM ACONTECER E QUE ESTÃO SENDO AMEAÇADOS.
WhatsApp Image 2017-05-04 at 18.47.56

Nesta quinta-feira (4), junto ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Osmar Serraglio, estiveram o deputado federal Juscelino Filho (DEM), o líder do Democratas, deputado Efraim Filho (PB) e o prefeito de Viana, Magrado Barros. Na reunião, trataram do conflito indígena e agrário instalado em Viana dias atrás, que tem tido repercussão internacional.

Juscelino Filho, saiu otimista da reunião: “Nossa preocupação neste momento é evitar novos conflitos que podem acontecer e que estão sendo ameaçados. Tratei diretamente com o ministro sobre os boatos de que novas tribos, de outras regiões, estão indo para lá também.

 O mesmo nos colocou na linha com o diretor-geral do departamento da Polícia Federal, Leandro Daiello, que acionou de imediato a inteligência da PF e a PRF pra evitar a invasão. O Ministro garantiu mandar equipamentos para as guardas municipais e nos confirmou que o caso está sendo acompanhado de perto pelas polícias locais, assim como por organizações de direitos humanos. 

A Funai, que é uma autarquia do ministério, está atuando no caso também. Estamos em busca de soluções rápidas para o conflito, que é causado principalmente pela falta na demarcação dessas terras. Também aguardamos a definição sobre a quem realmente a área pertence. ”, destacou o parlamentar.

No dia 30/04, um grupo de fazendeiros atacou um território em Viana para travar uma disputa territorial, uma vez que índios do povo Gamela ocupavam o local. O grupo portava armas de fogo e armas brancas. Em nota oficial, o Ministério da Justiça disse que está averiguando o caso no povoado de Bahias, em Viana. O ministro Osmar Serraglio enviou equipes da Polícia Federal para evitar novos combates.
O deputado federal André Fufuca (PEN) e o prefeito de Penalva, Ronildo Campos, também participaram da reunião.

Nenhum comentário :

Postar um comentário